Como comprar um bom notebook: separamos 5 opções

Entenda o que é importante observar antes de comprar um novo notebook

access_time 6 dez 2018, 13h22 - Publicado em 23 fev 2018, 15h01

São Paulo – Para comprar um notebook, é preciso ficar de olho em alguns detalhes importantes para não escolher o produto errado. Cada modelo tem configurações particulares e apelos diferentes. Há aqueles que são os bons e baratos, os voltados para produtividade e os gamers. Veja a seguir em que você deve prestar atenção para comprar o notebook certo para você.

Com diversas fabricantes no mercado, como Dell, Lenovo e Samsung, escolher um bom notebook pode ser difícil para quem não é entusiasta de TI. A primeira coisa para ficar ligado é no modelo do processador. Provavelmente você sabe que a grande maioria deles é da Intel e que há as versões i3, i5 e i7. A questão é que essas versões ficam melhores a cada ano. Pesquisando na internet pelo número do processador que aparece na ficha técnica do produto, você descobre rapidamente a qual geração ele pertence.

Hoje, a geração mais recente da Intel é a oitava. Os processadores de última geração, como de costume, são os que têm os maiores preços. Por outro lado, eles são mais eficientes e têm maior poder de processamento.

Vale notar que as linhas Intel Celeron e Pentium ainda estão no mercado. Como esses processadores são muito básicos e fracos, é melhor evitá-los.

A quantidade de memória RAM do seu notebook também é uma informação importante de avaliar antes da compra. Modelos mais acessíveis têm somente 4 GB de RAM DDR4, mas você pode precisar de ao menos 8 GB se fizer várias atividades ao mesmo tempo ou colecionar abas abertas no Chrome.

Em termos de armazenamento, quem busca velocidade deve optar por um notebook que tenha um SSD, uma unidade de memória mais veloz do que o HD comum. Alguns modelos têm armazenamento híbrido, ou seja, usam SSD e HD ao mesmo tempo. Como o SSD é um componente mais caro do que o HD, esses modelos flex podem valer a economia.

Para jogar games, você deve saber que a máquina precisa de uma placa de vídeo dedicada. Os chips da Nvidia e da AMD são amplamente usados pelas fabricantes de notebooks. A geração atualmente disponível no mercado brasileiro da Nvidia é a GeForce GTX 1070, que tem 8 GB de memória para jogos. Se você só quer uma placa para jogar games casuais, o modelo GeForce 1050 ou o 1060 devem dar conta do recado. No caso da AMD, opções com a placa R7 M440 podem dar conta de rodar alguns jogos.

Se você está na dúvida de qual notebook escolher, separamos 5 opções interessantes.

Para uso básico, o Asus Vivobook X510UA dá conta do recado. Ele tem processador Intel i5 de sétima geração, 8 GB de RAM, 1 TB de HD e tela de 15,6 polegadas HD.

Já o Dell Inspiron 14 7000 tem 16 GB de RAM, tela Full HD e processador Intel Core i7 de sétima geração.

Quem deseja um notebook versátil para entretenimento e trabalho pode optar pelo Ideapad 320, da Lenovo. Ele tem como diferenciais tela de 15,6 polegadas Full HD, 2 TB de RAM e placa Nvidia GeForce 940MX de 4 GB.

Para jogos, o Samsung Odyssey é uma opção interessante para quem deseja uma boa relação entre custo e benefício. Ele tem tela grande Full HD, 8 GB de RAM e placa Nvidia 1050 de 4 GB.

Uma das melhores opções de notebook do mercado atual é o modelo mais recente do Dell XPS (9370-M10R) Ele tem processador Intel Core i7 de 8ª geração, 8GB de RAM, SSD de 256GB e tela de 13.3 4k.

Seguindo essas dicas ou optando por um dos modelos de notebook que selecionamos, a sua compra deve ser acertada e alinhada ao seu perfil de uso.

Vale lembrar que os notebooks mencionados têm sistema Windows 10, mas as versões com Linux são mais baratas.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s