Colocando preço de lado, o iPhone X é bom?

Smartphone da Apple melhora, corrige velhos problemas, mas ainda tem o que aperfeiçoar; veja o vídeo

São Paulo – Ele finalmente chegou, o novo iPhone está entre nós. Essa edição comemora os 10 anos do produto. Por isso, seu nome é “iPhone dez”, e não “iPhone xis”. O aparelho é o primeiro a Apple a ter uma tela que ocupa muito da parte frontal. E ele também é o primeiro a não ter um botão home para voltar ao início.

Para começo de conversa, a usabilidade do iPhone mudou. Para voltar à home, você precisa deslizar o dedo de baixo para cima na tela. E você não pode errar ou nada acontece, tem que ir lá no fim da tela mesmo e puxá-la para cima.

O desbloqueio da tela se dá por reconhecimento facial. A tecnologia do Face ID fica ali naquela barrinha preta que tira a simetria do design. O sensor de reconhecimento facial entra em ação logo que a tela estiver ligada. Em um instante quase imperceptível, seu rosto libera o aparelho

Aí, você se pergunta: uma foto não vai enganar o sensor? Fizemos o teste e a resposta é não. O sensor de profundidade analisa seu rosto de maneira tridimensional para garantir sua segurança.

De acordo com a Apple, 1 em milhão de pessoas pode ter um rosto parecido com o seu que desbloqueie o iPhone X. Para o sensor de impressões digitais a probabilidade é mais alta: 1 em 50 mil.

A Apple também mudou o sistema de notificações no iPhone X. Em vez de mostrar tudo que chegar na tela, por padrão, as notificações ficam ocultas até que você queira realmente acessá-las. Ou só você vai ver suas notificações ou ninguém mais.

Falando do design, o frame de metal do aparelho passa uma sensação de segurança e solidez, apesar da óbvia fragilidade do produto no caso de quedas. O acesso à central de controle e às notificações mudou por causa do formato da tela do iPhone X. Tudo agora precisa ser acessado ali do topo. À direita temos os controles e à esquerda, as notificações. Essa barra central na tela até acostuma rápido no uso diário, mas ela não deixou mais espaço para a porcentagem da bateria e dificulta o acesso aos menus.

Em performance, o iPhone X é muito bom, tanto quanto um smartphone topo de linha pode ser. Ele ainda está aquém do iPhone 8 Plus em alguns testes de desempenho, mas ele consegue dar conta de basicamente qualquer atividade, mesmo que seja editar um vídeo em 4K.

Nas câmeras, os resultados de fotos são excelentes, assim como são no iPhone 8 Plus. O principal diferencial está no modo retrato, que funciona agora também na câmera frontal. Ele ajuda a tirar boas fotos em locais bem iluminados. Se a iluminação não estiver muito boa, os resultados podem ficar ruins.

De todos os recursos do iPhone X, o mais engraçado é o de Animojis. O aparelho analisa seu rosto e cria animações personalizadas. Você pode mandar uma mensagem para alguém assim. É realmente muito bacana e é também uma forma de ostentar o seu iPhone X, já que o recurso dos Animojis é exclusivo dessa versão do produto.

O iPhone X é um ótimo smartphone, apesar de custar 7 mil ou 7800 reais. Ele oferece a maior duração de bateria já registrada por nós em um iPhone. Foram mais de 9 horas de uso intenso. Agora, se ele vale ou não a pena pagar 7 mil em um smartphone, isso depende do seu orçamento. Ele é um ótimo smartphone. Mas vale lembrar que hoje o salário mínimo é de menos de mil reais no Brasil.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s