5 bons apps e sites para aprender programação

Quer aprender código? Conheça opções que são gratuitas ou custam pouco

access_time 6 dez 2018, 13h21 - Publicado em 9 mar 2018, 15h01

São Paulo – Em uma entrevista, Tim Cook, CEO da Apple, disse uma frase polêmica; aprender a programar é mais importante do que falar inglês. Ele justifica sua tese com o fato de que a programação permite falarmos com 7 bilhões de pessoas, ou seja, toda a população do mundo.

Já Tim O’Reilly, entusiasta do software livre no site Code.org, diz que quem não souber programar logo será como uma das pessoas iletradas da Idade Média que foram educadas a pensar pelos padres letrados.

Para você dominar a comunicação com as máquinas, por consequência, com um grande número de pessoas, de diversas formas, selecionamos para o programa de hoje cinco aplicativos e sites para você aprender a programar.

Uma das opções é a pioneira Khan Academy, criada em 2006. Com aplicativos para smartphones Android e iPhones, a plataforma tem cursos introdutórios que são grátis. O app oferece uma série de videoaulas em português que você pode baixar no celular para estudar sempre que tiver algum tempo disponível.

A Microsoft também é uma empresa que oferece cursos de programação em português. Você pode escolher desenvolver jogos, aplicativos ou soluções na nuvem na Microsoft Virtual Academy. Basta entrar no site, criar uma conta e se inscrever nas playlists de aulas. Há também um curso introdutório que pode ser uma boa pedida para quem quer começar do zero.

A plataforma Udemy vende cursos online em português que ensinam programação para diferentes níveis: iniciante, intermediário ou avançado. O preço dos cursos varia bastante, então vale a pena selecionar alguns e monitorar o preço. A Udemy tem apps para Android e iPhone que podem baixar as aulas para o seu smartphone.

Já o Codecademy é uma plataforma que tem vários cursos de programação que estão em inglês, mas são grátis. Ele tem vários exercícios rápidos que você pode fazer em um computador. Lá há cursos para aprender JavaScript e Ruby e desenvolvimento web em HTML ou CSS.

A quinta opção é o Coursera, uma plataforma de ensino online que também possui aplicativos para celulares. O bacana é que ela deixa você acessar cursos em português gratuitamente. Se quiser, você pode pagar ao site para receber um certificado de conclusão.

Aprender a programar com cursos online exige bastante dedicação e disciplina, mas você pode fazer isso gratuitamente ou pagando pouco. Uma última dica é acessar também o site da iniciativa Fiap X, que tem conteúdos interessantes para quem se interessa por computação e programação.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Flavio Guimarães

    No Canal Brincando com Ideias do Youtube, é possível aprender a programar gratuitamente e brincando.