Zhang Ziyi e famosos asiáticos encaram desafio do balde de gelo

'Aceito o desafio, para que mais gente atenda aos doentes de ELA', disse Zhang antes de tomar o banho de água e gelo

A famosa atriz chinesa Zhang Ziyi (“O Grande Mestre”, “Memórias de uma gueixa”) e outras celebridades orientais se uniram ao desafio do balde de gelo, a iniciativa mundial para arrecadar fundos para a investigação da esclerose lateral amiotrófica (ELA).

“Aceito o desafio, para que mais gente atenda aos doentes de ELA”, disse Zhang antes de tomar o banho de água e gelo, como fizeram já centenas de famosos de todo o mundo, em um vídeo que foi divulgado pelo YouTube (http://tinyurl.com/l7pfa4ou).

A iniciativa solidária estabelece que a “vítima” deve desafiar outros amigos para que façam o mesmo, e Zhang, de 35 anos, desafiou a atriz francesa Sophie Marceau.

A campanha também teve a adesão de outras celebridades chinesas, como Wang Sicong, filho do empresário mais rico do país, Wang Jianlin, que com seu gesto arrecadou um milhão de iuanes para o combate da ELA.

O ex-jogador de basquete Yao Ming foi outro famoso chinês que prometeu cumprir o desafio, no próximo sábado, enquanto do outro lado do Pacífico outro famoso jogador asiático da NBA, o taiuanês Jeremy Lin, já se antecipou.

Também em Taiwan, o ator e cantor Jay Zhou (“The Green Hornet”) e o empresário Terry Guo, presidente de Foxconn (o gigante eletrônico que encaixa os IPhones e os iPads para a Apple) encararam os baldes, e em Hong Kong os atores Nicholas Tse e Andy Lau.

A campanha “Ice Bucket Challenge” (“desafio do balde de gelo”), iniciada há algumas semanas em Boston (nos Estados Unidos), dá 24 horas para quem recebeu o desafio para doar US$ 10 a uma organização que pesquisa a esclerose lateral amiotrófica, desafiar outras três pessoas através das redes sociais ou tomar um banho de balde de gelo.

A campanha foi iniciada em meados de julho em Boston pelo ex-jogador de beisebol do Boston College Pete Frates, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, e ganhou muita popularidade quando nomes como Mark Zuckberg e Bill Gates entraram na brincadeira.

//www.youtube.com/embed/MKLZMSWuw6E