Zenfones 5 e 6 recebem atualização para Android 5.0 Lollipop

Update era prometido desde outubro do ano passado

A ASUS disponibilizou nesta segunda-feira a atualização de seus Zenfones 5 e 6 para o Android 5.0 Lollipop, versão do sistema operacional do Google que sucede o KitKat. O update, porém, não é feito da forma mais tradicional, ao menos por ora: para instalar o SO no smartphone, é preciso acessar o site da fabricante e fazer um download de cerca de 700 MB.

A versão para o Zenfone 5 (a WW_3.23.40.52) está disponível aqui, enquanto a do Zenfone 6 (a WW_3.23.40.52) pode ser baixada aqui. Em ambas as páginas, selecione a opção Android no menu Sistema Operativo, que fica ali em Drivers/controladores & ferramentas, e depois clique em Firmware. Procure pela tabela certa e clique no link para download no final dela.

[Veja aqui nossa análise completa do Zenfone 6]

O arquivo baixado deve ser colado na raíz do cartão microSD do aparelho, que precisa depois ser reiniciado. De acordo com o comunicado da empresa, após o reboot, uma notificação alertará sobre a atualização disponível. Basta aceitá-la para começar a instalação.

Os updates valem para os modelos A501CG do Zenfone 5 e A601CG do Zenfone 6. Os dois precisam estar rodando as versões mais recentes do Android 4.4 – a 2.22.40.53 para o primeiro e a 2.22.40.44 para o segundo –, algo que pode ser verificado nas configurações do aparelho. Aliás, segundo a assessoria da ASUS, estes dois modelos são os vendidos no Brasil. Caso você tenha um Zenfone importado, o arquivo é diferente.

Se preferir o método de atualização mais tradicional, a marca também informou que o download via OTA (over the air) deve ser disponibilizado em breve.