Yahoo! lança serviço de buscas visuais Axis

Chamado Axis, ferramenta sincroniza informações entre computador, iPhone e iPad

São Paulo – O Yahoo! anunciou o lançamento de um novo formato para suas buscas. Chamado Axis, a ferramenta funciona por meio de um app em dispositivos com o iOS (iPhone e iPad) ou de um plug-in integrado ao navegador no caso de computadores e laptops.

Nos computadores, após instalado, o Axis opera como uma barra de ferramentas localizada na base da página. Ao fazer uma busca, os resultados não são exibidos na tradicional forma de cascata, usada pelo Google, Yahoo! e Bing, mas sim lado a lado, inseridos dentro da barra.

Além disso, o Yahoo! apostou na “busca visual”. Ou seja, a ferramenta exibe miniaturas das páginas de destino sem a necessidade de acessá-la ou de sobrepor o mouse sobre o link.

A ferramenta também oferece uma página personalizada, com as funções de favoritos, bookmark e artigos para serem lidos depois. Uma vez armazenadas, as informações são salvas e sincronizadas entre os diferentes dispositivos.

O serviço permite também o compartilhamento direto dos resultados em redes sociais como o Twitter e o Pinterest.

Na prática, o Axis transfere as buscas do campo dos textos para o campo das imagens. Inicialmente, o formato parece estranho devido à prática de uso do usuário. Porém, pode ser uma boa alternativa para o futuro, principalmente, para quem procura por buscas mais intuitivas em tablets e smartphones.

Segundo a empresa Pew Internet & American Life Project, o Yahoo! possui apenas 6% do mercado de buscas nos Estados Unidos contra 83% do Google.