Xtrax MagiCam S50

logo-infolab

Com ângulo de filmagem de 173 graus, a câmera de ação Xtrax S50 é uma concorrente direta da popular GoPro. O aparelho tem diversas opções de suporte, grava vídeos em Full HD (1080p) e fotografa com resolução de 8MP com zoom digital de até 10X. A qualidade da filmagem desta câmera está entra as melhores do mercado.

O aparelho conta com alguns acessórios que vêm no pacote: uma alça de proteção de borracha, um controle remoto, cinco suportes adesivos e um com clip (que pode ser usado em bicicletas). A S50 tem um display monocromático de 2 x 1,5 cm que é removível. Isso é algo que realmente dá mais resistência ao produto. No entanto, sem ele fica impossível ver o que foi gravado.

A câmera é resistente e pode ser boa para o uso durante a prática de esportes, como ciclismo, alpinismo e mergulho. Neste último caso, o dispositivo conta com uma capa protetora que o torna resistente à água. Por si só, ele é resistente somente à poeira, dada a certificação IP65.

Para acessar as configurações pelo display removível, todavia, o procedimento não é dos mais intuitivos. Você precisa segurar o botão de filmagem por alguns segundos até entrar no menu. Ela tem outros controles desta forma. Por exemplo, Para ligar a câmera há na frente um botão seletor. Com ele ligado, é possível desligar a câmera pressionando o botão de foto e o botão de parar ao mesmo tempo (ambos ficam na parte de cima da câmera de ação).

A filmagem da MagiCam S50 é realmente seu destaque: ela captura imagens com boa qualidade, no entanto, um pouco escuras — mas nada muito prejudicial. O que não é muito bom mesmo é resultado do uso para fotos. O sensor de 8MP aliado uma lente angular, o aparelho sofre com a falta de definição. Em um ambiente aberto, o INFOlab descobriu que as folhas de uma árvore, a uma distância considerável, pareceram ser uma coisa só.

Uma ressalva sobre a filmagem realizada pela MagiCam S50 é que ela captura vídeo com 30 fps (quadros por segundo). Isso é algo que prejudica a suavidade dos movimentos, especialmente se o aparelho for usado para gravar imagens em relativa alta velocidade (no ciclismo, por exemplo).

A qualidade de áudio segue a mesma linha da GoPro: muito suscetível ao efeito do vento. A caixa estanque ameniza a situação.

Existe um aplicativo chamado MagiCam Media Plus, disponível para Android e iOS, que tem funções para filmar, tirar fotos (com zoom), tirar sequências de fotos (10 frames por segundo) e alterar as configurações da câmera de ação com mais facilidade do que o menu original (ou até o estendido pelo display). Para que ele funcione é necessário habilitar o botão de Wi-Fi da câmera (na parte frontal). Obviamente o alcance é limitado ao do Wi-Fi.

O aparelho conta com bateria de 1.500 mAh. Durante os testes realizados pelo INFOlab, ele aguentou 118 minutos de gravação contínua de vídeo.

A Xtrax MagiCam S50 é uma boa câmera de ação, uma das poucas à altura da GoPro no segmento de câmeras de ação, embora não em todos os aspectos, como o preço, por exemplo. Os acessórios que acompanham a câmera realmente dão maior versatilidade ao aparelho e são benéficos para o consumidor. Algo que deixa o aparelho um pouco aquém de alguns concorrentes é o fato de filmar 30 quadros por segundo, apesar da resolução Full HD. O preço é outro porém: 1.600 reais.

Ficha técnica

Resolução de vídeo 1920x1080p@30FPS
Foto 8MP
Sensor CMOS – 1/3
Memória microSD / SDHC (até 64GB)
Visor 2 polegadas
Bateria 2h

Avaliação técnica

Prós Qualidade de imagem para filmagem acima do esperado; Gravação pelo sensor gravitacional; Bons acessórios.
Contras Fotos sofrem com falta de definição
Conclusão Ótima câmera de ação, boa alternativa á GoPro
Filmagem 8,6
Lente 7,3
Mídia 7,0
Conexões 8,8
Facilidade de uso 9,0
Bateria 7,4
Design 7,6
Vedação e acessórios 8,5
Média 8.1
Preço R$ 1.600