Xperia Go

logo-infolab

Com um corpo compacto e bastante elegante, é difícil acreditar que o Xperia Go é um aparelho duro na queda. Com certificação IP67 contra poeira e água, esse smartphone pode te acompanhar por uma viagem no deserto, ficar o tempo todo na piscina no churrasco de final de semana e ainda sobreviver a quedas. Tudo isso sem perder a classe e oferecendo um desempenho interessante para a categoria dos intermediários.

Design

Construído totalmente em plástico, o Xperia Go traz um acabamento bastante singular. A textura da tampa traseira parece diferente de todos os materiais usados em smartphones. A impressão é de tocar algo mais áspero que o normal. Medindo 11,1 por 6,03 por 0,9 cm, ele se acomoda perfeitamente em qualquer bolso e oferece uma pegada confortável. A tela de 3,5 polegadas também facilita a operação do aparelho com uma única mão, já que é possível alcançar todas as áreas de toque.

Logo abaixo da tela há três botões sensíveis ao toque para controlar o aparelho: voltar, home e menu. Em uma das laterais há uma alavanca para controle de volume e porta microUSB. Na face oposta há a uma entrada para conector P2. As duas entradas são vedadas por tampas de borracha. Na face superior há um botão para bloquer/desbloquear a tela e ligar/desligar o aparelho. Não há botão dedicado para a câmera.

Para acessar o cartão SIM e a entrada para microSD é necessário remover a tampa traseira, mas a bateria é embutida. A tampa serve somente como uma proteção extra.

Desempenho

Para rodar o Android 4.0.4, o Xperia Go conta com um processador dual core de 1 GHz, GPU Mali-400MP, 512 MB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. Ficam disponíveis para o usuário e seus arquivos 4 GB, fazendo da entrada para cartão microSD um adicional necessário.

Benchmark Quadrant (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Sony / Xperia Go

2.626

Motorola / Defy+

1.913

LG / Optimus L7

2.114

No geral, o Xperia Go é um aparelho ágil. Durante os testes do INFOlab, o processador deu conta de executar todas as tarefas sem engasgos. As aplicações tradicionais e games também rodam sem problemas. Com muitos aplicativos rodando em paralelo, e também quando widgets muito carregados de informação como o Timescape buscam atualizações, observamos certa lentidão. Nada muito grave, mas um indício de que os 512 MB podem fazer a diferença para usuários mais ávidos por velocidade.

A recepção de sinal do Xperia Go segue o padrão da Sony, que não apresenta nenhuma dificuldade ou quedas anormais. O Wi-Fi também tem bom alcance para um smartphone, mas não espere encontrar o sinal do seu roteador a mais de 15 metros de distância.

O volume do aparelho e a captação do microfone também ficam dentro da normalidade. O único ponto é a falta de volume dos alto-falantes com o viva voz ou mesmo na reprodução de vídeos e músicas. O jeito é recorrer aos fones.

Mesmo com uma resolução baixa para os padrões atuais, a tela do Xperia Go tem seus méritos. Além de responder muito bem aos toques, inclusive com os dedos molhados, há bastante fidelidade nas cores e o brilho é agradável.

Interface e aplicativos

Das adaptações atuais do Android, a interface Timescape, da Sony, é a que mais altera o visual padrão do sistema. Além de apostar em uma paleta de cores e fontes próprias, o visual remete à interface utilizada por outros produtos da Sony, como televisores, videogames e players de Blu-ray.

Foto por: INFOlab

O movimento de pinça na tela inicial, ao contrário de exibir miniaturas das áreas de trabalho, gera uma animação na qual todos os widgets instalados ficam boiando descontrolados. Ao clicar em um deles, o usuário é levado à tela correspondente. O recurso não é muito funcional, mas a animação é interessante.

Um ponto inconveniente da interface Timescape é a limitação de cinco telas iniciais. Não é possível adicionar ou remover nenhuma tela. No canto inferior há uma barra de acesso rápido com lugar para quatro aplicativos, ou mesmo para agrupamentos de aplicativos. Tudo na barra pode ser alterado pelo usuário, menos o botão central, que leva o usuário a todos os aplicativos instalados.

Os apps podem ser exibidos por ordem alfabética, nível de uso, data ou ainda respeitando a ordenação realizada pelo usuário. Entre os apps pré-instalados estão o Timescape, que concentra atualizações de Twitter e Facebook, TrackID, para identificar uma música ambiente, NeoReader, um leitor bastante funcional de QR Code e o LiveWire, que pode programar ações automáticas para quando o fone for conectado o player de mídia seja aberto, por exemplo.

Assim como nos outros modelos da linha, o Xperia Go possui um gerenciador de contatos bastante completo. Além de se integrar com redes sociais, há um grande número de informações disponíveis para o usuário em um visual agradável e funcional.

O teclado virtual QWERTY possui bom layout e pode ser ajustado. O usuário pode escolher se os botões de ponto e vírgula serão exibidos ao lado do espaço, se números vão aparecer como atalhos e se o painel de emoticons será ou não exibido. Há também uma opção para restringir ou cancelar o autocompletar e a sugestão de palavras. Não há suporte nativo ao swype, que permite escrever com gestos.

Câmera

Com 5 megapixels, a câmera do Xperia Go faz imagens com qualidade padrão. Em ambientes iluminados e com condições favoráveis, o registro é feito com fidelidade nas cores e bom nível de detalhes. Em ambientes pouco iluminados e durante a noite, o resultado não é dos melhores, principalmente pela grande presença de ruído.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

O software da câmera traz uma boa gama de recursos, mas o registro de imagem e o autofoco são lentos. A impossibilidade de selecionar a área de foco com um toque na tela também pode frustrar o usuário, já que esse recurso está presente em um grande número de aparelhos.

A gravação de vídeo é feita em 720p a 30 quadros por segundo. No geral o desempenho é bom, o único ponto desfavorável é a captação de áudio.

Ficha técnica

Conexão 3G
SO Android 4.0.4
Processador NovaThor STE U8500 1 GHz dual core
Armazenamento 8 GB + microSD
Tela 3,5
Câmera 5 MP
Peso 107 g
Duração de bateria 5h24min

Avaliação técnica

Prós Resistência; configuração equilibrada; bom design
Contras Baixa resolução de tela; poucos formatos de vídeo suportados; sem câmera frontal
Conclusão Aparelho com boa configuração para sua faixa de preço. Indicado para quem procura um companheiro mais resistente.
Configuração 8
Usabilidade 7,8
Diversão 8
Design 8,9
Duração de bateria 6,9
Média 8.0
Preço R$ 999