Windows pode ajustar horário de verão automaticamente

Horário de verão começa neste fim de semana. Veja como manter o relógio do sistema atualizado

São Paulo – A partir da meia-noite do dia 17 de outubro algumas regiões do Brasil entrarão no horário de verão, que se manterá até o dia 20 de fevereiro de 2011. Nessa época do ano os usuários do Windows mais desatentos acabam tendo problemas com o calendário e algumas funções do sistema por conta da discrepância de horário.

Para não ter essa preocupação, basta seguir alguns caminhos para manter seu sistema atualizado com a versão mais recente do Windows Update (se preferir baixe as instalações pela página do suporte da Microsoft).

Para quem tem Windows 7 ou Vista, basta acessar o “Windows Update” através do menu “Iniciar”. Clique na opção “Exibir atualizações disponíveis” e selecione as atualizações que deseja instalar. Depois clique no botão “Instalar atualizações” e siga as instruções.

Usuários do Windows XP devem entrar no menu “Iniciar”, clicar em “Todos os Programas” e “Windows Update”. Clique então no botão “Expressa” ou “Personalizada”, dependendo do tipo de atualização que deseja realizar. Siga as instruções do assistente e aceite a sugestão para ativar as atualizações automáticas.

Sem horário de verão

Mas se você não mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (que terão o horário de verão), então será preciso desabilitar esta função em seu Windows para não ter divergência no sistema.

Para isso, basta clicar sobre o relógio na barra de tarefas e selecionar “Alterar Configurações de Data e Hora”. Escolha a opção “Alterar Fuso Horário” e desabilite a função “Ajustar automaticamente o relógio para horário de verão”.