Windows 8 terá reconhecimento de voz

A Microsoft vem desenvolvendo técnicas de reconhecimento de voz que deverão ser incorporadas ao sistema operacional Windows 8 e ao Windows Phone

São Paulo – O time de desenvolvimento da Microsoft está trabalhando na implementação de um software para reconhecimento de voz em seus produtos. A tecnologia, batizada de Tellme, poderá ser incluída no novo sistema operacional Windows 8, no mecanismo de busca do Bing, no Windows Phone, no console para jogos Xbox, na sua plataforma de computação em nuvem Azure e em outros produtos da Microsoft.

Já se sabe que o sistema móvel Windows Phone Mango trará recursos de conversão de voz para texto e texto para voz. Mas a equipe do Tellme afirmou que a tag para reconhecimento que faz parte da linguagem HTML5 (usada no desenvolvimento de aplicativos e páginas da web) irá permitir que a Microsoft desenvolva aplicações para o Windows 8 que sejam compatíveis com essa tecnologia.

Será possível utilizar uma fala e criar eventos em redes sociais. Por exemplo, ao marcar um encontro com um amigo em um restaurante, a tecnologia de reconhecimento de voz vai localizar o amigo no Facebook, agendar um evento no calendário dele e procurar restaurantes utilizando os mecanismos do Bing.

Resta aguardar, também, que a fabricação de hardware acompanhe essa evolução tecnológica. O Windows 8 tem previsão de lançamento para meados de 2012 e o Windows Phone Mango deverá chegar até o final deste ano, inclusive no Brasil.