Windows 10 ganha integração com smartphones Android

Nova versão traz melhorias na integração com celular e a área de transferência vai para a nuvem

São Paulo — A Microsoft anunciou nesta semana uma atualização para seu sistema operacional, o Windows 10,  que facilita a integração do sistema com celulares Android, e a visualização do histórico armazenado na área de transferência.

O aplicativo “Seu Telefone”, disponível no menu Iniciar, permite que o usuário visualize e baixe conteúdos do seu smartphone Android (a partir da versão 7.0 Nougat) e os armazene em seu computador.

Também é possível responder a mensagens de texto recebidas pelo celular diretamente do Windows 10. A empresa ainda está trabalhando para levar as funcionalidades aos usuários de iOS, sistema dos iPhones.

Veja o vídeo de divulgação do aplicativo para o sistema da Microsoft. A matéria continua na sequência.

Mais poder ao Ctrl + C, Ctrl + V

A área de transferência de conteúdos e capturas de tela ganhou mais poder. O usuário agora conta com o armazenamento na nuvem e pode copiar textos e arquivos em um dispositivo e colar em outro usando o atalho Windows + V, além de visualizar um histórico de seu uso no aplicativo Clipboard (área de transferência) e fixar os itens transferidos com frequência. Além disso, a visualização da tela capturada com a tecla “Print Screen” pode ser editada no aplicativo Screen Sketch por meio do atalho Windows + Shift + S.

Previsão de escrita e atualizações

A versão de outubro de 2018 do Windows 10 traz também o uso de inteligência artificial para prever o melhor período para o usuário realizar atualizações e para sugerir opções de escrita e autocorreção com o teclado SwiftKey, já familiar a quem utiliza o aplicativo em smartphones Android ou iPhones.

Entre as outras funcionalidades disponíveis com a nova versão, estão a opção de ativar um tema escuro no Explorador de Arquivos (o Windows Explorer), impedir a reprodução automática de vídeos no navegador Microsoft Edge e o monitoramento das atividades da máquina na barra exclusiva para jogos. A atualização de outubro será distribuída automaticamente a partir da próxima terça-feira (9). Ela também poderá ser baixada manualmente pelo Windows Update.

Linha de hardware renovada

No mesmo evento em que lançou a atualização, que ocorreu nesta terça-feira (2) em Nova York, a Microsoft também anunciou novidades em sua linha de hardware, chamada Surface–que nunca foi oficialmente lançada no mercado brasileiro. Os destaques são o Surface Pro e o Surface Laptop 6, além de novos fones de ouvido com cancelamento de ruído e a assistente digital Cortana embutida, algo similar com o que fizeram Apple e Samsung com os AirPods e o Gear IconX, respectivamente.