Wikipedia terá escritório no Brasil

Missão será atrair novos editores para a Wikipedia e fazer com que os usuários brasileiros se tornem mais participativos

São Paulo - Depois da Índia, o Brasil será o segundo país a ganhar um escritório local da <strong><a href="https://exame.abril.com.br/topicos/wikipedia" target="_blank">Wikipedia</a></strong>. Ele deve ser aberto em até seis meses, provavelmente, em São Paulo, mas o Rio não está descartado, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.</p>

Para isso, a Wikimedia Foundation, organização responsável pela Wikipedia e por outros dez projetos (Wikiquote, Wikibooks, Wikisource etc.), contratou a consultora brasileira Oona Castro.

Antes, Oona ocupou o cargo de diretora-executiva do site Overmundo, também focado no universo colaborativo.

A missão de Oona é atrair novos editores para a Wikipedia e fazer com que os usuários brasileiros se tornem mais participativos.

No total, a equipe nacional deve contar com três ou quatro profissionais. O consultor do projeto Wikipédia na Universidade, Everton Zanella Alvarenga, já está confirmado.

Durante sua participação na última Campus Party, o diretor da Wikimedia, Kul Wadhwa, afirmou que os brasileiros consomem muito conteúdo, mas produzem pouco. “Nós precisamos que os brasileiros se envolvam mais”, afirmou ele na ocasião.

Em fevereiro deste ano, a Wikimedia fez uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para que alunos dos cursos de biblioteconomia e de arquivologia se tornassem editores da enciclopédia.

Antes da Wikipedia, o Tumblr já havia contratado uma executiva com a missão de ampliar a base de usuários locais.