Wikipédia ganha Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional

Enciclopédia disputou o prêmio com outros 24 candidatos de dez países

Nesta quarta-feira (17), o site Wikipédia foi o vencedor do Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional em sua 35ª edição, categoria que disputou com outros 24 candidatos de dez países.

“O júri valorizou o importante exemplo de cooperação internacional, democrático, aberto e participativo, no qual milhares de pessoas de todas as nacionalidades colaboram sem interesses, que conseguiu colocar ao alcance de todo o mundo o conhecimento universal em uma linha similar a que alcançou o espírito enciclopedista do século XVIII”, explicou o texto da organanização.

Criada em 2001 pelo empresário americano Jimmy Wales, com a ajuda do filósofo Larry Sanger, a enciclopédia digital é administrada, desde 2003, pela Fundação Wikimedia. Alcançando 500 milhões de visitantes únicos ao mês, o site está entre as dez páginas mais acessadas da internet.

A enciclopédia, que conta com cerca de 25 milhões de usuários registrados, sendo mais de 73 mil editores ativos, permite a edição de conteúdos e o armazenamento do histórico de mudanças da página. A Wikipédia contém mais de 37 milhões de artigos escritos em 288 idiomas por voluntários de todo o mundo. Atualmente, a versão do site em inglês é a mais ampla, com 4 893 824 textos.

A Fundação Princesa das Astúrias lembra que o grupo tem outros projetos que complementam a enciclopédia, todos multilíngues, livres e apoiados na tecnologia wiki, como o Wikcionário e o Wikilivros.

No ano passado, o prêmio foi para a Fundação Fullbright, que oferece bolsas de estudos internacionais para facilitar a troca entre universidades de todo o mundo.