Wikipedia entregará artigos por SMS

Ideia de projeto a ser implementado em regiões pobres é disponibilizar mais de 25 milhões de verbetes

São Paulo – A Wikimedia Foundation, entidade que cuida da Wikipedia, desenvolve um projeto para entregar artigos da enciclopédia online por SMS.

O projeto será implementado em regiões pobres do planeta, onde o acesso à internet é precário – como em algumas regiões da África do Sul e da América Latina.

O serviço funcionará assim: quando precisar de um artigo, basta o usuário mandar um SMS para um número de telefone da Wikipedia (ainda não definido) com o verbete que procura. Em seguida, ele receberá uma mensagem de texto com as informações da enciclopédia.

Por não exibir imagens e nem carregar hiperlinks, o projeto será compatível com todo tipo de celular, incluindo os mais velhinhos, com capacidade somente para exibir textos.

A mantenedora da Wikipedia não revelou em quais idiomas o novo serviço funcionará, mas deixou claro que a ideia é disponibilizar mais de 25 milhões de verbetes por SMS.

Custo – Ainda não há data para o lançamento do serviço, que deve chegar em 2013 a algumas regiões. Os acordos já estão sendo costurados pela Wikimedia Foundation. O projeto só sairá do papel graças a um dinheiro da Knight Foundation, que aportou cerca de 600 mil dólares na Wikipedia.