WhatsApp testa recurso aguardado por usuários em app para Android

Modo Escuro do aplicativo de mensagens começa a aparecer em smartphones com sistema operacional Android

São Paulo – Na última terça-feira, 21, o WhatsApp começou a testar o Modo Escuro – ou Modo Noturno – em alguns dispositivos Android que possuíam a versão de testes do aplicativo. A partir de hoje, usuários começaram a relatar que a opção está chegando para a versão tradicional do serviço.

Aplicativos como Instagram, Twitter e Telegram já possuem a versão noturna, bem como os próprios sistemas operacionais Android e iOS, em suas respectivas versões mais recentes.

Veja, no tuíte reproduzido abaixo, a imagem do WhatsApp com o modo escuro ativo.

Disponível apenas para usuários de smartphones Android por enquanto, o modo noturno deixa a tela acinzentada – e não preta, como outros aplicativos com a mesma função -, diminuindo o contraste com as mensagens em texto branco. Essa combinação contribui para que a vista do usuário seja menos desgastada, mas não economiza tanta bateria, visto que há mais consumo de luz do que os modos noturnos com tons pretos.

Como ativar o modo escuro no WhatsApp:

  1. É necessário que o aplicativo esteja atualizado com a última versão;
  2. Abra o WhatsApp e clique em “Configurações”;
  3. Selecione “Conversas”;
  4. Clique em “Tema” – aparecerão três opções:
    1. Definido pelo modo Economia de Bateria
    2. Claro
    3. Escuro
  5. Para deixar a tela sempre escura, selecione “Escuro” e aperte “Ok”; para deixar a tela noturna apenas quando o celular estiver economizando bateria, selecione a primeira opção e aperte “Ok”.

Ainda não há previsão para a chegada da ferramenta em celulares da Apple, nem para a liberação do recurso para todos os usuários de smartphones Android.