WhatsApp será bloqueado para conter a greve dos caminhoneiros?

Governo teria determinado bloqueio do app. Será mesmo?

São Paulo – Um boato sobre uma atualização que inviabilizará o uso do WhatsApp se propaga em grupos no aplicativo. O motivo seria uma determinação do Governo Federal para dificultar a comunicação de participantes da greve dos caminhoneiros e tentar desarticular o movimento com essa restrição de comunicação.

A mensagem, em áudio, diz o seguinte:

“Pessoal, vou deixar essa mensagem aí. Bom dia. Se, porventura, aparecer aí para atualizar o WhatsApp de vocês, não o atualizem. Presidente deu ordem para bloquear o WhatsApp, entendeu? Por causa da greve aí que está acontecendo… a greve está tomando proporções, aí… enormes, entendeu? Já está afetando muita coisa, e o presidente mandou bloquear o WhatsApp. Então vai aparecer aí, atualizar o WhatsApp, vai ficar pensando que é para atualizar, vai bloquear o seu aplicativo. Beleza? Então, fica esse alerta aí… divulga esse áudio aí para deixar a população ciente aí… vamos todos contra esses safados aí…”

O WhatsApp já foi bloqueado pela justiça no passado porque a empresa se recusou a colaborar com investigações por meio do fornecimento de dados de conversas de suspeitos. No entanto, o aplicativo não será bloqueado no Brasil para conter a greve dos caminhoneiros. A empresa, que pertence ao Facebook, não trabalha junto a governos para evitar qualquer tipo de comunicação no app.

Com criptografia ponta a ponta, apenas remetente e destinatário podem ver o conteúdo das conversas–nem mesmo o WhatsApp pode decodificar o que é enviado no breve período em que o conteúdo passa por seus servidores antes de chegarem devidamente aos seus destinos.

O que pode acontecer em grandes aglomerações é uma falha de conexão com redes de operadoras de telefonia móvel, o que pode ocasionar a interrupção da internet 4G no smartphone.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Artesanei.com.br Shopping Artesanato top!

    Novo Shopping – Descubra fabricantes, designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar. https://artesanei.com.br

  2. Thomas Soares

    Total “Fake news” !!

  3. Nessas horas de caos é quando surge um monte de malucos tentando a todo custo recrutar pessoas sem senso crítico pros seus movimentos e ideologias. Em grupos de famílias o que mais rola são essas notícias de falsos deputados, presidentes de sindicato, pastores e generais do exército falando groselha pra assustar ainda mais a população. Essa greve deu o que tinha que dar e, honestamente, não vai resolver em nada nossos problemas. No máximo a nossa economia vai ficar quebrada e irreparável por uns 2 anos, o que só vai piorar a situação do mercado. Mas já que começaram, que vão até o fim com isso. Só saibam que daqui pra frente quem vai se ferrar é a população mais pobre, pq só o alto escalão vai poder pagar por gasolina e alimentos.

  4. Rodrigo Siqueira

    Enquanto todos se preocupam com a falta de combustível, eu me preocupo com as nascentes e mananciais, imagina se a agua acabasse??? Seria bem pior! Então vamos usar energia renovável ( sol, vento, gases produzidos a partir do lixo, diesel a partir da reciclagem do óleo de cozinha (energia do corpo humano pedalando usando a bike e colocando o corpo em forma) etc e etc