Waze procura motoristas para dar caronas e desafogar o trânsito

Aplicativo visa compartilhamento de viagens de ida e volta do trabalho

São Paulo – Com mais de um ano de atraso, o Waze agora procura motoristas para o Carpool, um serviço de compartilhamento de caronas da empresa que visa desafogar o trânsito e até reduzir o custo de viagens diárias entre casa e trabalho.

O aplicativo já exibe uma tela de cadastro de motoristas interessados e possui um link para cadastro de novos usuários.

Waze-App

 (Lucas Agrela/Reprodução)

O Carpool foi anunciado em um evento do Google–dono da empresa desde 2013–em 22 de março de 2017, com promessa de lançamento para o mesmo ano, o que não aconteceu.

A proposta do compartilhamento de caronas é bem diferente do que acontece com Uber, Cabify e 99. O objetivo é apenas compartilhar os custos de ida e volta para casa, por isso, há um limite pequeno do número de viagens possíveis por dia. O condutor recebe do caroneiro uma parte do valor do combustível por quilômetro percorrido.

Inicialmente, o objetivo é aumentar o número de motoristas interessados em oferecer caronas.

O Carpool não é um serviço inédito no Brasil. O Moovit, app de transporte urbano, também oferece o serviço. EXAME realizou diversas tentativas de testá-lo, mas nunca foi possível encontrar pessoas interessadas em compartilhar viagens diárias. A empresa se recusou a divulgar quantos usuários têm nesse serviço e informou mantém o foco no atendimento dos seus mais de 140 milhões de usuários em mais de 2.000 cidades.

Mais detalhes serão compartilhados publicamente sobre o Waze Carpool nesta semana.