Volvo apresenta air-bag para pedestres

Montadora sueca mostra em Genebra sistemas inovadores e que podem trazer mais segurança para pedestres e condutores

São Paulo – A Volvo apresentou no Salão de Genebra o primeiro air-bag para pedestres da história da indústria automobilística. O mecanismo é parte de novos sistemas de segurança desenvolvidos para equipar o hatch de luxo V40. Os chamados Pedestrian Detection e Pedestrian Air-Bag, vão atuar em sintonia para evitar, ao máximo, a colisão entre carro e pedestre.

O primeiro é formado por um radar inteligente, uma câmera no retrovisor interno e display instalado no para-brisa. O radar tem capacidade de detectar pessoas próximas ao automóvel e calcula a probabilidade de que entrem na rota do carro em movimento.

Caso isso aconteça, o display no para-brisa emitirá avisos de luz e som e, na ausência de resposta do condutor, o carro é automaticamente freado. Supondo que a colisão seja inevitável, o sistema de air-bags entra em atividade. As bolsas de ar inflam sobre o capô, para minimizar os impactos do atropelamento.

Sistemas de segurança que privilegiam a proteção não apenas do carro, mas também do ambiente ao seu redor, é uma estratégia promissora. Quem sabe no futuro, pacotes similares se tornem tão imprescindíveis quanto os freios ABS, por exemplo.