Você pode aprender uma língua enquanto usa o Google Chrome

Se você já fez um curso de línguas ou um intercâmbio na Europa, você provavelmente irá gostar desta extensão do Google Chrome

São Paulo – Você sabia que o Google Chrome tem uma extensão para os usuários que querem aprofundar seus conhecimentos em uma língua estrangeira? Chamada de Language Immersion (imersão linguística, em inglês), a função pretende replicar a experiência de imersão em qualquer idioma enquanto o usuário navega na internet.

Para utilizar a ferramenta, é preciso baixar a extensão na loja do Chrome. Após a instalação, um ícone similar à marca do Google Tradutor irá aparecer no canto superior direito do navegador.

Basta clicar no ícone e escolher um dos 64 idiomas compatíveis com o Google Tradutor para iniciar o aprendizado. O usuário também pode indicar qual seu nível de fluência, de “novato” a “fluente”.

A extensão, em seguida, traduz palavras aleatórias para a língua estrangeira na página que a pessoa está lendo.

O usuário pode clicar na palavra e coloca-la de volta em sua língua, para conferir o significado. Também é possível ouvir a pronúncia por um nativo ao clicar na frase traduzida.

Apesar de interessante, a extensão tem seus problemas. Quando ela foi criada em 2012, usuários do site Hackers News escreveram que a função não é traduzida por falantes nativos. Algumas frases soam estranhas devido à tradução literal.

Outro problema encontrado por EXAME.com é que não existe tradução para o inglês. Isto significa que um texto em português poderá ser traduzido para diversas línguas, mas não para o inglês.

Mesmo com estas pequenas ressalvas, a extensão pode ajudar os usuários que não querem perder o que já aprenderam em um curso ou em um intercâmbio.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra como a extensão funciona: