Você não vai mais precisar do seu celular com o Gear Fit 2

Além do relógio inteligente, a Samsung traz para o Brasil uma câmera 360º para quem quer gravar vídeos para realidade virtual

São Paulo — Se você pratica esportes e quer gravar vídeos em 360 graus, a Samsung lança nesta semana dois produtos que podem chamar a sua atenção. A empresa traz ao Brasil o relógio inteligente para exercícios Gear Fit 2 e a câmera Gear 360, com preços de 1.299 reais e 2.599 reais, respectivamente.

O Gear Fit 2 é a evolução do gadget lançado pela Samsung em 2014. Agora, o produto tem tela curva e GPS integrado. Com isso, o consumidor pode sair para correr, jogar futebol ou fazer uma caminhada sem precisar estar com o smartphone no bolso para gerar dados sobre a sua atividade.

O aparelho tem sensor de batimentos cardíacos, pode contar os passos do usuários para estimar as calorias no aplicativo S-Health, da própria marca, e ele ainda conta com proteção contra água e poeira.

O novo Gear Fit pode também contabilizar exercícios feitos em academias, como agachamentos, “afundos”, spinning, remo ou corrida na esteira, para citar alguns exemplos. O gadget conta automaticamente as repetições do usuário em cada atividade e monitora o ritmo do coração.

Para ouvir músicas, o relógio tem memória interna de 4 GB e pode se conectar a fones de ouvido Bluetooth. Quando pareado ao smartphone, ele pode espelhar notificações de aplicativos. Com isso, o usuário tira menos vezes o celular do bolso para ver as novidades.

Como a maioria dos produtos dessa categoria, o relógio inteligente da Samsung também pode monitorar e gerar relatórios sobre a qualidade do sono do usuário.

O Gear Fit 2 é compatível com smartphones com, ao menos, 1,5 GB de memória RAM e sistema Android 4.4 ou versões superiores. iPhones não funcionam com o aparelho por enquanto, mas a Samsung pretende dar suporte aos aparelhos da Apple no futuro.

Segundo dados do IDC, de 2016 a 2020, o mercado de dispositivos vestíveis crescerá 67% ao ano. Por isso, a Samsung informou que continuará a investir nesse segmento no Brasil. 

(Divulgação/Samsung)

Gear 360 

O Gear 360 tem lentes fisheye duplas, que capturam imagens com 15 MP. Por isso, as fotos têm até 30 MP. A fabricante diz que as filmagens podem ser feitas até mesmo em ambientes pouco iluminados, por conta da abertura F/2.0 das lentes.  

A resolução máxima de um vídeo feito com a Gear 360 é de 3.840 por 1.920 pixels, ou seja, 4K. Fotos panorâmicas também podem ser feitas com resolução de 7776 x 3888 pixels.

A câmera precisa de um cartão de memória, pois não tem memória interna. Se a sua idea for fazer vídeos muito longos com esse produto, é preciso ter um cartão com bastante espaço. A Samsung estima que um arquivo com duração de dois minutos tenha tamanho de 1 GB.

Com o lançamento da Gear 360, a Samsung complementa o seu portfólio de realidade virtual, uma vez que os vídeos gravados com esse aparelho podem ser visualizados com o Gear VR, óculos de realidade virtual da marca que funcionam em conjunto com o Galaxy S7 edge, Note 5, Galaxy S6 edge+, S6 e S6 edge.