Vida marinha é tema de novo jogo educativo on-line

Jogo está no Portal Ludo Educativo, desenvolvido com Centro de Pesquisa da Unesp

São Paulo – A vida marinha é o tema do novo jogo ludo educativo on-line que está disponível gratuitamente na Internet, no Portal Ludo Educativo, desenvolvido em parceria com o Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Materiais Nanométricos, com sede no Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, com financiamento da Fapesp e CNPq.

No Ludo Vida Marinha, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio se divertem e aprendem. Ao responder as questões, o jogador vai ganhando produtos para colocar no aquário.

No início o jogador possui um aquário vazio onde, através de pontos, pode adquirir diversos itens, como peixes e peça do cenário aquático. “Quanto mais souber, mais fácil fica o jogo”, explica Elson Longo, professor do IQ/Unesp e diretor geral do CMDMC.

As perguntas são sobre diversos assuntos, instigando o jogador a entender melhor o mundo ao seu redor. Se o jogador responder incorretamente, ele pode ver qual a resposta correta e aprender com seu erro. Caso responda corretamente, ganha uma pontuação que valerá para a compra de itens.

Na loja de itens é possível ver quais itens estão disponíveis, de acordo com a sua pontuação e nível. Quanto mais respostas corretas, mais elevado será seu nível. Já a pontuação diminui quando se compra algum item, levando o jogador a tentar responder novas perguntas para deixar seu aquário cada vez mais completo.

O jogo foi desenvolvimento realizado pela equipe da Aptor Games, em especial por Rener Baffa da Silva,atualmente mestrando na Universidade Federal de São Carlos, Bruno Silva Rangel, Denis Oliveira, Alexandre Rosenfeld, Gabriel Luis Alves Lima e Julio Cesar Carrega.

Este jogo e muitos outros podem ser acessados em http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/ludo-vida-marinha.