Viber atinge 100 milhões de usuários ativos

Empresa adotou estratégia agressiva de crescimento

O Viber, aplicativo que oferece troca de mensagens de texto e chamadas de voz via internet, anunciou nesta terça-feira (10) que atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos simultaneamente. No total, a empresa conta com 400 milhões de contas, sendo que 16 milhões pertencem a internautas brasileiros.

Neste ano, a empresa lançou uma campanha agressiva de crescimento, disponibilizando chamadas de voz para números fixos gratuitamente em todo o Brasil, desde o crescimento no uso do serviço aumentasse 25% por semana. A campanha durou 21 dias, de 25 de fevereiro até 17 de março, e o aumento no uso do app atingiu 60%.

Comprado pelo grupo japonês Rakuten por 900 milhões de dólares em fevereiro de 2014, o Viber tem versões para Android, BlackBerry, iOS, Windows Phone e também para computadores com sistemas Windows e Mac OS X.

“À medida que o Viber aumenta a base de usuários no Brasil e no mundo, a nossa prioridade continua a ser a mesma: introduzir novos recursos, expandir para mais plataformas e melhorar o aplicativo a cada nova versão. E isso é exatamente o que fizemos no novo Viber para Desktop e estamos realmente animados para os nossos usuários experimentarem essa nova versão”, disse Talmon Marco, CEO do Viber.

O Viber, entretanto, tem concorrentes fortes no segmento de comunicação digital. O principal é o WhatsApp, que possui atualmente 500 milhões de usuários ativos mensalmente e deve ganhar em breve um recurso para realizar chamadas de voz. A startup foi comprada pelo Facebook no começo deste ano por 19 bilhões de dólares e não pretende monetizar o serviço com publicidade, cobrando dos usuários 1 dólar (2,20 reais) por ano. No entanto, esse valor deve aumentar.

O Skype é outro concorrente de peso para o Viber, sendo que ele também tem versões para computadores. Por dia, os internautas passam dois bilhões de minutos em chamadas de voz no serviço. São mais de 300 milhões de usuários ativos por mês.

Viber no desktop – O Viber no desktop ganhou uma nova interface que agora tem ênfase nas figuras chamadas Stickers. As demais melhorias são ajustes de usabilidade geral do serviço. Por meio do software, é possível conversar com internautas que estão smartphones ou computadores gratuitamente.