Vendas de tablets superam as de netbooks no segundo trimestre

Foram comercializados 13,6 milhões de tablets entre abril e junho, volume que representa mais do que o dobro dos 6,4 milhões de netbooks vendidos

São Paulo – As vendas de tablets já superaram a de netbooks no segundo trimestre deste ano. Foram comercializados 13,6 milhões de tablets entre abril e junho, volume que representa mais do que o dobro dos 6,4 milhões de netbooks vendidos no período, apontou pesquisa da ABI Research, revelando uma clara canibalização.

No primeiro trimestre, a comercialização de netbooks ficou em 8,4 milhões de aparelhos, volume superior ao de tablets, cujas vendas totalizaram 6,4 milhões entre janeiro e março.

Assim, enquanto a venda de tablets mais do que dobrou, a de netbooks recuou 23,8% na comparação do segundo com o primeiro trimestre. “Esta é uma tendência que não esperamos que vá se reverter”, disse Jeff Orr, diretor do grupo.

A expectativa da ABI Research é de que em todo este ano sejam vendidos 60 milhões de tablets e apenas 32 milhões de netbooks.

Ou seja, a consultoria projeta que a comercialização de netbooks continue registrando queda no terceiro e quarto trimestres.