Velocidade da Internet cresceu 31% em um ano

Segundo consultoria NetIndex, velocidade média da banda larga fixa no Brasil é de 8,9 Mbps

São Paulo – A velocidade da conexão à Internet em banda larga fixa no Brasil cresceu 31% de setembro do ano passado a setembro deste ano.

Hoje, a velocidade média da banda larga fixa no País é de 8,9 Mbps, segundo dados da consultoria NetIndex. Se considerarmos os últimos três anos, a velocidade mais do que dobrou, subindo de 4,4 Mbps para 8,9 Mbps.

De acordo com a Telebrasil, essa evolução é resultado da melhoria nos três eixos que têm forte influência na velocidade da rede como um todo: em primeiro lugar, as operadoras oferecem cada vez mais banda pelo mesmo valor a seus clientes; em segundo, cresceram os investimentos em infraestrutura, que no primeiro semestre deste ano somaram R$ 11,2 bilhões; e, finalmente, os dispositivos dos usuários estão mais velozes, com sistemas operacionais de melhor desempenho.

A velocidade da banda larga fixa também tem sido comprovada pela Anatel nas medições mensais divulgadas pelo órgão regulador. De acordo com os dados de setembro, as prestadoras estão entregando ao cliente uma velocidade média da banda larga fixa que varia entre 80% e 103% do que foi contratado.