VEJA e EXAME reúnem especialistas para debater a inovação no Brasil

O Fórum VEJA e EXAME Inovação na Economia Digital, que acontece hoje em São Paulo, vai discutir a importância da inovação para a economia brasileira avançar

São Paulo — Especialistas do Brasil e de outros países reúnem-se nesta quinta-feira, em São Paulo, no Fórum VEJA e EXAME Inovação na Economia Digital. O evento inclui a apresentação de um estudo sobre a inovação no Brasil feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Esse estudo do MIT foi realizado sob encomenda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também patrocina o Fórum. Foi publicado no livro Innovation in Brazil – Advancing Development in the 21st Century. Um dos autores, Ben Ross Schneider, vai apresentá-lo no evento.

Schneider e seus colegas que assinam o estudo observam que, desde o início deste século, países como Brasil, China e Índia ampliaram o papel do estado como indutor de inovação. Esses países elevaram os investimentos em ciência e tecnologia, encorajaram a colaboração entre indústrias e universidades e criaram instituições que estimulam atividades privadas de pesquisa e desenvolvimento. Os pesquisadores analisam os resultados dessas políticas públicas no Brasil, os principais obstáculos que dificultam a inovação no país e as oportunidades à frente.

O Fórum VEJA e EXAME Inovação na Economia Digital terá também um debate sobre o papel das instituições de ciência e tecnologia no estímulo à inovação. Estarão nele Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai; Holger Kohl, diretor do Instituto Fraunhofer, da Alemanha; e Heidi Bridger, chefe do Catapult Network Governance at Innovate, do Reino Unido.

Um segundo debate terá como tema o incentivo governamental às instituições de ciência e tecnologia. Os participantes serão Carlos Pacheco, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Laurens Steen, da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research, da Holanda; Martin Sanne, do Council for Scentific and Industrial Research, da África do Sul; e Jorge Guimarães, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Acompanhe a cobertura do Fórum VEJA e EXAME Inovação na Economia Digital nos sites EXAME e VEJA.