Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

A Hectare, startup por trás do app, afirma que quer "unir animais de fazenda tímidos com suas almas gêmeas”

Vacas e touros em busca de relacionamento agora contam com um aplicativo móvel para ajudar seus criadores.

Uma startup agrícola do Reino Unido lançou um aplicativo estilo Tinder chamado Tudder, que permite que os agricultores encontrem pares para reprodução vendo fotos de bovinos com detalhes como idade, localização e proprietário. Os usuários ouvem um mugido ao deslizar o dedo para a direita para mostrar interesse ou para a esquerda para rejeitar possíveis correspondências.

A Hectare, que desenvolveu o aplicativo, afirma que “procura unir animais de fazenda tímidos com suas almas gêmeas”. A venda de animais por meio de redes sociais pode acelerar um processo que muitas vezes envolve o transporte de animais por longas distâncias para reprodução.

“O Tudder é um novo aplicativo de combinação de parceiros que ajuda animais de todo o Reino Unido a encontrar parceiros para reprodução na busca pelo amor”, segundo a descrição da loja de aplicativos da Apple.

Os criadores que deslizam para a direita quando veem a imagem de uma vaca em particular — ou de um grupo de vacas — são direcionados para o website de compra de gado da Hectare e têm a possibilidade de entrar em contato com o proprietário ou de apresentar uma oferta. O website de anúncios inclui informações sobre o temperamento e problemas de saúde do animal.

Pronto para trabalhar

As descrições dos perfis variam de “exemplares bons e fortes criam vacas saudáveis” a “touro jovem, calmo e bem-criado pronto para trabalhar”, e os criadores também podem restringir a busca na internet a animais orgânicos, com pedigree ou de fazendas onde foi detectada tuberculose.

Marcus Lampard, fazendeiro em Carmarthenshire, no sudoeste do País de Gales, tem um touro reprodutor shorthorn com pedigree anunciado no aplicativo e diz que é muito mais fácil vender animais pela internet.

“Ir ao mercado é um transtorno”, disse, por telefone. “Se eu for a um mercado aberto com um touro, e tendo talvez que trazê-lo de volta depois, preciso fechar tudo na fazenda por pelo menos duas semanas.”

Lampard, 76, disse que a filha anuncia as vacas na internet para ele. “Na minha idade, achamos que somos muito bons com a tecnologia, mas nossos netos acham que nós somos casos perdidos”, disse.

A Hectare levantou mais de 3 milhões de libras (US$ 3,9 milhões) com investimentos de programas governamentais, do escritor Richard Koch e do tenista Andy Murray, segundo seu website.

Cerca de um terço das fazendas britânicas usa as plataformas da Hectare para negociar gado e cereais, disse o CEO Doug Bairner por e-mail após uma descrição do aplicativo publicada pelo Sunday Times.

“Combinar animais para reprodução na internet deveria ser ainda mais fácil do que combinar pessoas”, disse Bairner. “A criação de ovinos também é orientada por dados, então talvez o aplicativo ’ewe-Harmony’ seja o próximo.”