Usuário hackeia smartphone Zenfone 2 e instala Windows 7

Processo é favorecido pela arquitetura x86, mas não deixa de ser complexo

Um usuário conseguiu instalar o sistema operacional para computadores Windows 7 em um smartphone Zenfone 2, da Asus. O aparelho utiliza processador Intel Atom, que tem arquitetura x86, assim como os PCs.

O internauta, que é membro do fórum XDA, local de discussão sobre desenvolvimento de apps para Android, publicou um vídeo no YouTube mostrando a sua façanha com o smartphone da Asus.

A maior parte dos celulares com sistema Android utiliza processadores da Qualcomm com arquitetura da ARM, o que dificulta a instalação de um sistema como o Windows, seja 7, 8 ou 8.1.

Apesar de ser favorável, instalar o OS da Microsoft no Zenfone 2 não é uma tarefa trivial. O internauta, identificado no YouTube como Yua Ca Van, informa que foi preciso destravar o bootloader, fazer flash em um kernel, particionar o cartão microSD e finalizar a proeza com comandos no terminal.

O Zenfone 2 executou o Windows 7 sem grandes bugs. Com um ISO diferente, Yua Ca Van pode instalar outra versões do sistema, como o Windows 8 ou mesmo a prévia do Windows 10. Quem tiver vontade de colocar o OS da Microsoft em um Zenfone 2 pode seguir o tutorial no XDA.

Confira o resultado a seguir: