USP São Carlos abre vagas para curso gratuito de programação

Voltado apenas para alunos do ensino médio, curso oferece 40 vagas e noções básicas de programação em JavaScript

A USP São Carlos abriu nesta semana as inscrições para o projeto Codifique, realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Segundo comunicado, a ideia é “empolgar jovens estudantes para a área por meio de um curso gratuito”, que oferece noções básicas de programação e é voltado apenas para estudantes do ensino médio.

Nesta segunda edição do projeto, serão disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições podem ser feitas aqui. No entanto, como em outros cursos gratuitos oferecidos pela USP, um sorteio definirá os alunos que poderão participar. Os selecionados serão informados por e-mail.

Independente disso, o conteúdo das aulas ainda ficará disponível no site do projeto, como estão as da primeira e da segunda edição. Serão 10 delas, realizadas às 9h da manhã dos sábados, a partir do próximo dia 30 de agosto. As últimas, aliás, são dedicadas ao desenvolvimento de um projeto individual, para colocar os conceitos aprendidos em prática.

Histórico – A primeira edição do Codifique foi realizada no segundo semestre do ano passado, e o curso era baseado em C. Os responsáveis pela iniciativa mudaram o foco para JavaScript no primeiro semestre deste ano, linguagem “que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web”, de acordo com comunicado publicado no site da USP.

Os professores são, normalmente, alunos voluntários do ICMC, que aproveitam a oportunidade para adquirir experiência acadêmica – mais ou menos como acontece nos cursos de línguas oferecidos no campus principal da USP, na capital. Entre os docentes, também participantes do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do mesmo Instituto.

Serviço:

O quê? Codifique, curso gratuito de computação da USP São Carlos para alunos do Ensino Médio

Quando? A partir do dia 30/08, todos os sábados às 9h

Onde? Campus I da USP São Carlos, na Avenida do Trabalhador São-Carlense, 400

Quanto? Gratuito, com inscrições aqui – são 40 vagas, que serão definidas em sorteio

Clique para abrir o link no navegador