Uma nova conexão 3G é ativada a cada segundo no Brasil

A internet móvel cresceu 74% no país em um ano e já soma 65,5 milhões de acessos

São Paulo — O número de conexões móveis para acesso à internet cresceu 74% no Brasil em um ano. Essa expansão elevou o total de acessos em banda larga para 85 milhões, 53% mais que em outubro de 2011. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela Telebrasil, associação de empresas de telecomunicações.

Nas contas da Telebrasil, o país tem 65,5 milhões de conexões móveis. Já são 52,5 milhões de celulares 3G e mais 13 milhões de terminais de dados, categoria que inclui modems 3G e chips de conexão máquina a máquina (M2M), usados em terminais de pagamento.

Mas o dado mais interessante é que a rede 3G cresce ao ritmo de uma nova conexão a cada 1,1 segundo. Segundo a Telebrasil, a internet móvel chega a 3.127 municípios brasileiros, onde moram 87% da população. Esse total inclui 477 municípios onde a rede 3G começou a operar neste ano.

A banda larga fixa, por sua vez, cresceu cerca de 9% em um ano, chegando a 20 milhões de conexões, 1,7 milhão a mais que em outubro do ano passado. A Telebrasil cita dados da empresa Akamai indicando que a velocidade média da banda larga fixa aumentou 50% no país nos últimos dois anos, atingindo 2,1 megabits por segundo.