Uma a cada 10 compras online é feita por aparelhos móveis

Embora os aparelhos móveis já sejam uma parte significativa do e-commerce brasileiro, o país ainda está atrasado em relação a outros mercados

São Paulo – A popularização de dispositivos móveis no Brasil tem provocado uma mudança de hábito no comércio eletrônico, embora mais lenta do que em outros países.

As compras online feitas por smartphones e tablets representam 10% das vendas pela internet no país, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 11, pela empresa de publicidade Criteo.

O smartphone já é mais popular do que os tablets para fazer compras. Eles são usados em 58% das transações via mobile no Brasil.

Os celulares Android são responsáveis por 40% do total, enquanto iPhones ficam com 20% da fatia.

Entre os tablets, o iPad se destaca. O aparelho da Apple é usado em três a cada dez compras mobile no Brasil.

Embora os aparelhos móveis já sejam uma parte significativa do e-commerce brasileiro, o país ainda está atrasado em relação a outros mercados.

Em média, o canal mobile representa 30% das vendas online no mundo, de acordo com a pesquisa.

Em países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, smartphones e tablets já representam quase metade das compras pela internet (49% e 45%, respectivamente). Mesmo países emergentes como a Rússia utilizam aparelhos móveis com mais frequência do que o Brasil.

A empresa acredita que, em 2015, as vendas por celulares e tablets devem se aprofundar.

O maior desafio, porém, será entender o comportamento dos consumidores uma vez que eles utilizam múltiplos aparelhos para fazer compras.

Segundo a Criteo, será preciso estudar como a relação entre os dispositivos influenciam nos hábitos e decisões de compra.