Uber recruta engenheiros especialistas em robótica para criar frota de carros autônomos

Ampresa atraiu cerca de 40 engenheiros especialistas em robótica de um único departamento da universidade Carnegie Mellon para trabalhar no projeto

A empresa americana Uber, que criou uma plataforma para conectar motoristas profissionais com clientes, está fortalecendo sua iniciativa na área de carros autônomos – e rapidamente. Segundo uma reportagem do The Verge, a empresa atraiu cerca de 40 engenheiros especialistas em robótica de um único departamento da universidade Carnegie Mellon para trabalhar no projeto. 

Em fevereiro, a Uber anunciou uma parceria com essa mesma universidade para desenvolver mapas e tecnologia de direção autônoma. O grupo recém-contratado vai trabalhar em uma antiga fábrica de chocolate, reformada para os novos objetivos da empresa.

Não há confirmação da Uber, mas relatos anteriores apontam para um novo projeto da empresa para criar uma frota de veículos autônomos que também atenda aos passageiros da plataforma. Por causa da complexidade desse tipo de tecnologia, é provável que sejam necessários muitos anos de trabalho para viabilizar essa visão. Por isso, montar um time sólido o quanto antes seria essencial.

Um exemplo do esforço necessário para tornar carros autônomos uma realidade é o Google. Recentemente, a empresa anunciou que planeja lançar em 2020 a primeira fase aberta de seu projeto com carros autônomos, gestado há diversos anos. Por enquanto, os veículos circulam apenas por trajetos experimentais. 

A Tesla, de Elon Musk, também experimenta com carros autônomos, e rumores dão conta de que até a Apple se prepara para entrar nesse mercado. 

Fonte: The Verge e Business Insider