Twitter mostra o que bombou em 2012

Retrospectiva 2012 vai de Marte ao ponto mais profundo do oceano, passando pelos Jogos Olímpicos de Londres e até a chegada de Pelé e do Papa ao Twitter; veja vídeo

São Paulo – O Twitter lançou nesta quarta-feira uma retrospectiva na qual mostra tudo o que bombou durante 2012 na rede social de microblogs. Em uma página especial sobre o assunto, é possível navegar pelos tuítes que geraram o maior número de retuítes, os fatos mais comentados no site e também pelos termos mais populares do ano no Trending Topics (Assuntos do Momento).

A jornada ao longo dos assuntos que marcaram a rede social relembra, por exemplo, o tuíte de James Cameron, publicado diretamente do ponto mais profundo do oceano, e também a mensagem enviada de Marte pelo robô Curiosity.

No que diz respeito aos tuítes que renderam a maior quantidade de retuítes, os dois grandes campeões foram o presidente Barack Obama e o cantor Justin Bieber. O tuíte que levou Obama ao topo foi publicado no dia 7 de novembro e contém a mensagem Four More Years (Mais Quatro Anos). Anexo ao tuíte está a imagem em que ele abraça sua esposa Michelle. A foto foi retuítada mais de 810 mil vezes e foi marcada como favorita por mais de 300 mil perfis.

Quanto ao ídolo teen, o seu tuíte mais popular é uma mensagem em homenagem a uma fã, Avalanna, que morreu por conta de um raro câncer no cérebro. RIP Avalanna. i love you recebeu mais de 200 mil retuítes e 100 mil registros de favorito.

Já em relação aos assuntos que geraram o maior número de tuítes e retuítes do Twitter, em primeiro lugar está os Jogos Olímpicos de Londres, responsáveis por mais de 150 milhões de mensagens. A eleição presidencial nos Estados Unidos também figura na lista e gerou mais de 31 milhões de tuítes.

A retrospectiva também lista as chamadas Novas Vozes, ou seja, as personalidades que se juntaram aos milhares de usuários da rede social em 2012. Entre eles, o Twitter cita Pelé, o Papa Bento XVI, o ator Steve Carell e o músico Neil Young, por exemplo.

Também é possível verificar como foi o ano do seu perfil na rede. Através de uma parceria com o site Vizify, que produz gráficos baseados na atividade de uma pessoa nas principais redes sociais, usuários podem ter acesso a uma retrospectiva pessoal. 

Veja no vídeo abaixo quais os principais acontecimentos de 2012 no Twitter: