Twitter lança app de vídeos de curta-duração para iPhone

Com Vine, usuários podem capturar vídeos de até 6 segundos, além de permitir o compartilhamento dos mesmos no Twitter ou Facebook

São Paulo – O Twitter anunciou nesta quinta-feira em seu blog oficial o lançamento do app Vine, que permitirá que os usuários incluam vídeos de curta-duração aos seus tuítes. “Assim como o Twitter, os breves vídeos feitos com om Vine vão inspirar a criatividade”, explicou Michael Sippy, vice-presidente de produto da rede social, em nota no blog oficial.

Os vídeos capturados com o app têm até seis segundos de duração e são reproduzidos de forma repetitiva, assim como os gifs, imagens animadas sempre circulam pela internet. Dom Hofmann, cofundador do recém-lançado app, foi um dos primeiros a publicar um pequeno clipe no Vine. Em apenas seis segundos, ele mostra ao mundo como se faz um Steak Tartare, prato de carne crua.

“Os posts do Vine são abreviações de momentos”, disse Hofmann no blog da empresa. “São pequenas janelas de pessoas, ambientes, ideias e objetos que compõem a vida”, continuou. Apesar de pertencer ao Twitter, que adquiriu a empresa no ano passado, qualquer pessoa pode usar o app e compartilhar os vídeos no Facebook, inclusive. 

Gratuito, o app desembarcou hoje na App Store e, por enquanto, estará restrito a usuários de iPhone, iPad e iPod touch. Sobre a chegada do Vine em outros sistemas operacionais, Sippey informou ainda que a equipe já está trabalhando no desenvolvimento de outras versões.