Twitter amplia programa de testes no Android

Notícia vem pouco depois do IPO e apenas três meses após o início do próprio programa Beta de testes

Membros do grupo de testadores do Twitter para Android receberam nesta sexta-feira um convite para participar de um novo programa Alpha do aplicativo. A ideia da rede de microblogs é dar aos interessados versões ainda “cruas” de atualizações do app, de forma a receber feedback e corrigir quaisquer falhas em novas funções, por exemplo.

A notícia vem pouco depois da entrada do Twitter na bolsa e apenas três meses após o início do próprio programa Beta de testes. Através dele, os usuários que quisessem já podiam se inscrever para usar versões em constante mudança – e quase sempre bugadas – do aplicativo para o sistema do Google. No Alpha, a antecipação é ainda maior.

Na nota enviada aos participantes do grupo de “beta testers” – os únicos que, por ora, terão acesso a versões iniciais do app –, o Twitter diz que permitirá que testadores enviem feedback diretamente aos desenvolvedores. Além disso, será possível colaborar com a equipe por meio de um fórum, de forma a garantir um “papel mais ativo na busca por bugs”.

O curioso é que o Facebook lançou o mesmo programa Alpha no mês de outubro. A proposta é basicamente a mesma nos dois – receber o feedback de usuários em estágios iniciais de desenvolvimento –, mas, no caso da rede de Zuckerberg, qualquer um interessado já pode participar.