TVs 3D chegam 15 de abril no Brasil

São Paulo – Duas séries de televisores da LG com tecnologia 3D estarão disponíveis para compra no Brasil a partir do dia 15 de abril.

Segundo a Fnac, que anunciou a pronta-entrega a partir desta data, os modelos disponíveis serão LX9500 (55″, 47″) e LEX6500 (42″, 47″, 55″), com preços que devem variar entre sete mil e quinze mil reais, dependendo do tamanho do televisor.

Já no segundo semestre, LG e Fnac confirmam que chegarão as séries LEX9 (72″, 60″) e LEX8 (55″, 47″), ainda sem valores de compra estimados.

No mercado a mundial, o preço das TVs 3D costuma ser 50% maior do que um equipamento equivalente sem a tecnologia.

Ainda assim, fabricantes como a LG esperam que o novo recurso seja um estímulo tão grande para o setor quanto à transição dos televisores preto e branco para os coloridos.

Uma prova disso é a corrida das principais fabricantes pelo setor. Depois de Samsung e Panasonic, que já começaram a vender seus aparelhos 3D ao redor do mundo, a Sony confirmou que no mês de junho trará novas TVs para veicular programas em três dimensões.

De acordo com a fabricante das TVs Bravia, a expectativa é que os modelos 3D respondam por 10% dos mais de 25 milhões de televisores LCD que planeja vender no próximo ano fiscal.

A exceção da LG, porém, as outras marcas ainda não disseram quais, nem se venderão aparelhos 3D este ano no Brasil.

Para muitos apostadores, 2010 será o ano do boom da tecnologia no país. Algumas emissoras nacionais já estão desenvolvendo uma grade de programação tridimensional – a Globo, por exemplo, transmitirá o Carnaval 2011 em formato 3D.

Ademais, grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo devem ser gravados também em 3D.