TV paga passa a marca dos 15 milhões de assinantes

O crescimento do mercado no mês em relação ao mês anterior foi de 2,15% e 30% em relação a agosto de 2011

São Paulo – O mercado de TV por assinatura no Brasil chegou à marca de 15,121 milhões de assinantes no mês de agosto e voltou a registrar uma aceleração no crescimento em relação aos meses de junho e julho.

Entre julho e agosto, a expansão foi de 319,4 mil assinantes, sendo a maior parte, em valores absolutos, veio do crescimento do grupo Net/Embratel, que cresceu 118,7 mil assinantes e pela primeira vez passou a marca de 8 milhões de usuários (8,05 milhões), seguida da Sky, que cresceu 99,5 mil clientes) e chegou a 4,68 mil assinantes; GVT, que cresceu 52,8 mil assinantes e chegou a 308,55 mil clientes na base; e Oi, que cresceu 44,3 mil assinantes e chegou a 566,48 mil assinantes.

O crescimento do mercado no mês em relação ao mês anterior foi de 2,15% e 30% em relação a agosto de 2011.

O grupo Telefônica Vivo continuou perdendo lentamente sua base em agosto, passando de 647,4 mil clientes em julho para 637,2 mil em agosto. A empresa deve iniciar a oferta do serviço de IPTV na rede de fibra a partir de outubro e ainda está definindo como fica sua estratégia para o mercado de DTH. A expectativa é que a operadora anuncie uma parceria com a DISH.

A operadora Algar Telecom cresceu 1,6 mil assinantes no mês e chegou a uma base de 107, 5 mil clientes, e a Blue Interactive cresceu 1 mil clientes e chegou a agosto com 102,7 mil assinantes.

Uma novidade importante nos números de agosto é que o conjunto de outras operadoras cresceu um pouco, ao contrário do que vinha acontecendo. Elas chegaram a 663,5 mil clientes, contra 652 mil no mês de julho.
Em termos de tecnologia, são hoje 6,021 milhões de assinantes de TV a cabo, 8,829 milhões de DTH e 170,8 mil de MMDS.