TV Monitor Samsung T28D310

logo-infolab

A TV monitor Samsung T28D310 tem tela de 27,5 polegadas e oferece uma boa qualidade sonora. O display conta com retro iluminação LED e tem resolução de 1366 por 768p. Apesar de não ser Full HD, o aparelho oferece uma boa fidelidade de cores e pode ser uma boa opção para o público gamer.

O conceito de TV monitor pode ser um tanto confuso. Essencialmente, o aparelho é uma televisão básica, com porta HDMI para receber um sinal digital de TV por assinatura ou uma antena comum, mas que também pode ser usada como um monitor conetada a um desktop ou notebook. Mas sua função prioritária é a televisão, há até um controle remoto.

Imagem e Áudio

O menu do televisor permite um ótimo nível de personalização de imagem e de som. É preciso ajustar as opções de acordo com a fonte de sinal para obter a melhor experiência com este produto — que, por padrão (e à primeira vista), poderia ser avaliado erroneamente. Há poucos modos de imagem padrão, é preciso ajustar o visual nas configurações avançadas, de acordo com os testes do INFOlab. A fidelidade de cores do aparelho é boa, mas somente quando ajustada. O som tem bom destaque para frequências graves, médias e agudas, mas ajustar conforme o seu gosto pessoal faz a diferença na experiência sonora. Vale notar que esse recurso está acima da média da categoria de TVs monitores do mercado.

Apesar dos 2 x 3 Watts da caixa de som, a TV monitor parece ter mais do que isso. ElA tem suporte a DTS 5.1 TruSurround e TruDialog, que melhoraram sensivelmente o áudio. Há ainda uma equalização personalizável manualmente com cinco faixas de frequência. O volume é alto e a presença nítida dos graves e médios.

O aparelho funcionou muito bem com sinal de 1080p e 1080i (TV digital) apesar de não conseguir reproduzir a qualidade de imagem em sua totalidade devido a sua limitação de resolução. O tempo de resposta é de apenas 6 milisegundos (Gray to Gray). Não é um tempo convidativo para os gamers mais exigentes, mas dado o tamanho da tela e a categoria dele, pode ser considerado um bom valor. 

Um recurso de Picture In Picture (PIP) funciona quando há uma segunda fonte conectada. É preciso habilitá-lo no menu de configuração de imagem. A janela tem três tamanhos disponíveis e quatro posições possíveis. Você pode definir a fonte do som (da janela ou da tela principal). Um botão no controle dá acesso direto ao menu, dispensando as etapas até chegar nesta configuração (prático).

Foto por: Reprodução

Diversão

Um recurso que deixa clara a funcionalidade de TV da T28D310 é o modo futebol, presente em outros produtos dessa categoria. No controle remoto, basta pressionar o botão marcado por pelo ícone de uma bola de futebol para ativar a função. O que acontece é que as cores verde e amarela são ressaltadas e o som da torcida é amplificado, uma forma de tentar, ao mesmo tempo, passar a impressão de estar no estádio e melhorar a experiência visual com o contraste entre o campo e os jogadores.

Foto por: Reprodução

Há também um zoom que congela a imagem e permite ver de perto uma cena. É ótimo para ver se o lance foi ou não bem avaliado pelo juiz.

A compatibilidade de formatos de mídia é uma das melhores do mercado:

Vídeo em 1080p: AVI (Divx e Xvid), MKV, ASF, MPEG4, MOV, 3GP, FLV, VOB, e WebM (VP8). Música:  MP3, WAV, MID, WMA, FLAC (2 canais) e OGG

Foto por: Reprodução

Para legendas em SRT, há um menu de configuração que permite aumentar o tamanho das letras (três possíveis) e sincronizar (atrasar ou adiantar). Vale notar que o aparelho conta com um gerenciador de mídia que permite acessar os conteúdos de pen-drives e HDs externos com facilidade.

Quanto à conectividade, o aparelho poderia ser melhor. Há suporte para vídeo composto e vídeo componente, mas essas portas não podem ser usadas ao mesmo tempo, já que dividem conectores. Há somente uma entrada HDMI e não há VGA (por se tratar de um monitor, seria interessante ter essa conexão).

Considerações Finais

No geral, a TV monitor Samsung T28D310 é um produto que agrada pelo bom nível de personalização, qualidade de áudio e pelo modo futebol. O ponto negativo é o fato da resolução não ser 1080p, algo importante, já que há muitos vídeos com essa qualidade disponíveis na internet. O display poderia também ser IPS para aumentar o ângulo de visão. Mas o aparelho tem um desempenho satisfatório, especialmente para a sua faixa de preço no mercado nacional.Em outros termos, a Samsung oferece um bom custo-benefício para quem busca um produto como este.

Ficha técnica

Tipo Retroiluminação de LED
Tela 27,5 polegadas
Tempo de resposta (ms) 6
Resolução máx. (pixels) 1366 por 768 pixels (16:9)
Contraste (estático) 1000:1
Contraste (dinâmico) 5.000.000:1
Brilho (cd/m²) 300
Potência consumida – Espera/Max (Watts) 0,5 W / 50W

Avaliação técnica

Prós Recursos multimídia (pela USB), TV digital, PIP e função futebol
Contras Resolução baixa para o tamanho e apenas 1 HDMI
Conclusão Aparelho indicado para quem precisa de uma TV que também possa ser usada como monitor, mas peca pela falta do Full HD. Oferece um bom custo-benefício
Imagem 7,5
Configuração 7,8
Design 7,6
Média 7.6
Preço R$ 799