Três tendências automobilísticas que podem salvar sua vida um dia

O futuro chegou: estes projetos já estão em desenvolvimento ou funcionando

Pneu esférico

Projeto da: Goodyear

Apresentado no Salão de Genebra de 2016, o pneu Eagle-360 é esférico, conectado via levitação magnética e pode girar 360 graus. Inteligente, adapta-se ao solo, reduz o ruído e comunica-se com outros automóveis próximos. Outra vantagem é a dirigibilidade – ele permite estacionar paralelamente. O sistema reconhece quando o pneu fica careca e gira no próprio eixo para deixá-lo “novo”.

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

Crédito Divulgação (/)

Volante antiacidente

Projeto da: Volvo

Usa a tecnologia de reconhecimento facial para identificar se o motorista está cansado ou desatento. O Driver State Estimation é composto por pequenas lâmpadas de LED que emitem luz infravermelha no rosto do motorista. Os sensores captam a luz refletida e determinam se ele está mesmo acordado, usando critérios como grau de abertura dos olhos, posição e inclinação da cabeça. Caso ele esteja sonado, alertas sonoros são enviados para evitar colisões.

Farol de laser

Projeto da: BMW

O pioneiro a ter o sistema foi o BMW i8. Os fachos chegam a iluminar 457 metros à frente do carro e têm alta concentração. Entre as vantagens, são capazes de atravessar cortinas de fumaça e neblina, por exemplo. O resultado é que a iluminação pode ser até o dobro da gerada por faróis de LEDs comuns.