TP-Link anuncia roteador com Wi-Fi padrão ac por R$ 229

Aparelho pode atingir velocidades de 433 Mbps na frequência de 5 GHz e de 300 Mpbs na faixa de 2.4 GHz

A TP-Link anunciou nesta terça-feira (3) um roteador com Wi-Fi padrão 802.11ac que será vendido no Brasil por 229 reais. O Archer C20i é dual-band, ou seja, opera nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz para evitar congestionamento de sinal. O aparelho chegará às lojas ainda no mês de fevereiro, sem data definida.

Em entrevista exclusiva a INFO, Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK no Brasil, declarou que a empresa tem altas expectativas de vendas no mercado nacional devido ao custo-benefício do Archer C20i.

“Um fator de impulsiona o lançamento é o aumento de produtos nas casas das pessoas, são smartphones, tablets, TVs conectadas e notebooks”, disse Appel. A recomendação do executivo é que o Archer C20i seja usado especialmente por quem possui internet banda larga com velocidade de pelo menos 10 Mbps, apesar do melhor desempenho ser encontrado na conexão por fibra óptica.

O roteador tem velocidade máxima de internet sem fio de 433 Mbps na frequência mais limpa de 5 GHz e de 300 Mpbs na faixa de 2.4 GHz.

Um cenário de uso para o recurso dual-band deste roteador é, por exemplo, utilizar e-mails e acessar redes sociais na frequência de 2.4 Ghz, enquanto atividades que demandam maior velocidade de conexão são transmitidas nos 5GHz – desde que seus dispositivos tenham suporte para esse tipo de conexão.

Segundo a TP-Link, o Archer C20i conta com três antenas combinadas, que oferecem um “excelente desempenho Wi-Fi em todas as direções”.

Por ser um mercado relativamente novo, a TP-Link informou não possuir dados sobre a adoção de roteadores Wi-Fi de padrão ac no mercado nacional.

De acordo com a empresa de análises WildPackets, os roteadores de alta velocidade são adotados por empresas nos Estados Unidos. O uso desses aparelhos cresceu 540% em 12 meses.

No entanto, o número geral indicado no levantamento da WildPackets mostrava que menos da metade das companhias entrevistadas possuem roteadores padrão ac em uso: eram 23%, segundo dados divulgados no final de 2014.