Toshiba apresenta TVs 3D que dispensam óculos especiais

Linha Regza GL1 chega ao mercado japonês em dezembro

São Paulo – A fabricante de eletrônicos japonesa Toshiba apresentou nesta segunda-feira (4) uma linha de televisores LCD capaz de exibir imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Os aparelhos, que integram a série Regza GL1 (de glasses-less, ou, “sem óculos”), estarão no mercado japonês a partir de dezembro em modelos de 12 e 20 polegadas.

A apresentação foi feita em uma coletiva que antecede a feira de eletrônicos Ceatec Japan 2010. Conforme a empresa, os novos televisores utilizam um sistema de imagem integral com uma folha lenticular perpendicular. A tecnologia de processamento cria nove imagens levemente diferentes a partir do conteúdo original para apresentar o efeito tridimensional. Assim, o resultado garante imagens em 3D a partir de qualquer ângulo de visão da tela.

O painel LCD do modelo de 20 polegadas tem aproximadamente quatro vezes a quantidade de pixels de um painel Full HD, o que permite criar todas as imagens de diferentes ângulos de visão e exibir um resultado tridimensional com resolução de 1280 por 720 pixels. O aparelho de 12 polegadas, por sua vez, apresenta imagens finais de 466 por 350 pixels.

Segundo a Toshiba tratam-se dos primeiros modelos de televisores LCD que exibem imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais do mercado mundial. Os preços sugeridos são de 120 mil ienes (R$ 2.425) para o de 12 polegadas e 240 mil ienes (R$ 4.850) para o de 20 polegadas.

Leia outras notícias sobre 3D

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter