Toshiba anuncia o maior tablet do mundo

O tablet Excite 13, da Toshiba, tem tela de 13,3 polegadas e pesa cerca de 1 quilo

São Paulo — O mundo dos tablets já incluía desde o pequeno Samsung Galaxy Note, de 5,3 polegadas até diversos modelos de 10,1 polegadas. Mas os japoneses da Toshiba parecem achar que isso não era suficiente. A empresa acaba de anunciar o Excite 13, o maior tablet produzido em quantidades industriais no mundo, com tela de 13,3 polegadas.

O Excite 13 pesa cerca de 1 quilo, 53% mais que um iPad com conexão Wi-Fi, que tem peso de 652 gramas. Por causa do tamanho e do peso, o tablet da Toshiba certamente não é tão cômodo quanto os modelos menores. Segurá-lo nas mãos para ler um livro ou revista, por exemplo, pode ser cansativo.

Em compensação, vídeos, fotos, mapas e sites da web vão ganhar visibilidade com a tela maior. A Toshiba também promete um som melhor que o dos outros tablets, graças a um conjunto de quatro alto-falantes embutidos. Outra promessa da empresa é que o Excite 13 pode trabalhar 13 horas sem recarga da bateria, uma autonomia maior que a dos outros tablets no mercado.

O Excite 13 faz parte de uma série que inclui também modelos de 7,7 e 10 polegadas – os tamanhos mais comuns. Esses tablets da Toshiba têm várias características em comum, como corpo de alumínio e tela feita com o resistente vidro Gorilla Glass. Os três possuem duas câmeras, sendo a principal de 5 megapixels. Rodam o sistema Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich e oferecem acesso à internet via Wi-Fi apenas. Todos são baseados no processador Tegra 3, da Nvidia, de 4 núcleos.

O tablet deve chegar às lojas nos Estados Unidos em junho. O modelo básico, com 32 gigabytes de capacidade, vai custar 650 dólares. É um preço alto. O novo iPad Wi-Fi com 32 GB custa 599 dólares lá. Ele não tem a enorme tela do Excite 13, mas tem a marca da maçã, os aplicativos e todo o conteúdo da loja iTunes. Para a maioria dos usuários, essas coisas valem mais do que alguns centímetros quadrados a mais de tela.