Time elege o melhor perfil no Instagram em 2013

Perfil de David Guttenfelder foi eleito o melhor, segundo revista americana

São Paulo – A revista Time escolheu o perfil de David Guttenfelder no Instagram (dguttenfelder) como o melhor do ano. Ele tem viajado o mundo cobrindo guerras, eleições e as catástrofes naturais em mais de 75 países pela agência de notícias Associated Press. 

Nesse ano, a missão dada ao fotojornalista foi trabalhar na Coreia do Norte, um país com seu regime totalmente fechado que tem no poder o ditador “gorducho” Kim Jong-un (o único com quilos sobrando), pois a Coreia do Norte vive de escassez de alimentos, taxa alta de mortalidade infantil e graves condições de assistência médica.

Mas voltando ao assunto da escolha. Esse jornalista enfrentou grandes problemas para cobrir cenas do cotidiano daquele país pela perseguição constante dos oficiais de King Jon Un.

Em entrevista à Time, Guttenfelder, fala os percalços de trabalhar no país. “Ninguém sabe nada sobre a Coreia do Norte. Eu sinto que essa era uma grande oportunidade de mostrar ao mundo”.

“A Coreia do Norte não é o tipo de lugar onde você pode fazer o que muitos fotojornalistas chamam de boas fotos de forma fácil”, pontua o jornalista.

Em seu Instagram há fotos do cotidiano como passageiros a espera do ônibus, do exército coreano, restaurantes, entre outras. O trabalho de Guttenfelder , porém, não se restringiu a enigmática Coreia do Norte, ele viajou também para as Filipinas devastada pelo tufão Haiyan.