Tesla anuncia carro Model 3, que deve chegar ao Brasil

Na madrugada desta sexta-feira, Elon Musk apresentou o aguardado Model 3. Antes disso, publicou no Twitter que será possível comprar o carro do Brasil

São Paulo – Na madrugada desta sexta-feira, a Tesla anunciou o aguardado Model 3. O carro é o mais acessível (do ponto de vista financeiro) já lançado pela montadora de veículos elétricos de Elon Musk.

O preço inicial do Model 3 é de 35 mil dólares—metade do preço base do sedan de luxo Model S. Além disso, incentivos de abatimento de impostos federais e estaduais nos Estados Unidos podem derrubar o preço final do carro. Um incentivo federal, por exemplo, dá 7,5 mil dólares de crédito a compradores de carros elétricos.

O Model 3 é o mais importante carro anunciado pela Tesla e vinha sendo prometido por Musk desde o início da empresa. O CEO acredita que com o Model 3, os carros elétricos conquistarão o mercado de massa.

“É muito importante acelerar a transição para o transporte sustentável. Isso é crucial para o futuro do mundo”, disse Musk no lançamento do novo carro. Musk tem falado bastante de sua preocupação ambiental, seja sobre o carros da Tesla ou sobre a sua bateria para casas e fábricas.

(Divulgação/Tesla)

Por conta da sua faixa de preço, o novo veículo deve concorrer com outros elétricos como Nissan Leaf e o Chevrolet Bolt.

O Model 3 é um sedan com belo design. Ele tem quatro portas, espaço para cinco passageiros e funções de piloto automático. A autonomia é de 340 quilômetros por carga na bateria. Ele é capaz de ir de zero a cem quilômetros por hora em seis segundos.

“Posso afirmar que o Model 3 será um carro muito seguro. Isso é extremamente importante para nós na Tesla”, disse Musk.

Em sua apresentação, o CEO ressaltou a importância de fazer a transição para carros não poluentes. Ele mostrou números de aumento na concentração de CO2 na atmosfera, temperatura média e no número de mortes relacionadas à poluição.

(Divulgação/Tesla)

Evolução

Elon Musk falou sobre o “plano secreto da Tesla”. Foi uma demonstração da evolução dos carros da empresa. A história começou com o Roadster, um esportivo que provou que carros elétricos poderiam ser poderosos. Por outro lado, o veículo teve produção pequena e custava bem caro.

Depois disso, veio o Model S, um sedan de luxo (na foto acima), com produção mais alta e preço um pouco menor. O próximo passo foi o SUV Model X, que seguia a estratégia de produção e preço.

No palco, Musk disse que graças ao Model X foi possível pagar pelo desenvolvimento e início de produção do Model 3. “Só foi possível chegarmos ao Model 3 depois de passar pelos passos anteriores”, afirmou Musk.

Brasil

Antes mesmo do evento de apresentação, Elon Musk publicou no Twitter sobre novos países nos quais consumidores poderiam fazer reserva do Model 3.

“Vamos acrescentar novos países à página de compra do Model 3 nesta noite. Veja para mais detalhes, mas vamos incluir Índia, Brasil, África do Sul, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Singapura e Irlanda”, escreveu Musk.

Na página de reserva, o Brasil realmente aparece como uma opção. O comprador deve inserir seus dados e informações do cartão de crédito. Para realizar a reserva, é preciso fazer um depósito de mil dólares para a Tesla.

Ainda não temos outras informações sobre preço, data de entrega e logística por aqui.

Abaixo você pode assistir (em inglês) à apresentação completa de Musk para revelar o Model 3.