Telhados industriais sem uso dão lugar a fazendas urbanas na Suíça

Qualquer prédio industrial plano pode produzir comida e comportar espaços como este, que podem ser organizados em layouts diferentes

Quem diria? Telhados mecânicos grandes, planos, homogêneos e sem uso são perfeitos para a instalação de fazendas urbanas. É isso o que afirma o arquiteto italiano Antonio Scarponi, entusiasta da produção de alimentos dentro das cidades.

Em Basel, na Suíça, Scarponi decidiu criar uma oportunidade concreta para as atividades agrárias tirarem proveito dos espaços não utilizados. Para isso, montou um espaço para agricultura urbana em um telhado industrial sem uso.

Em apenas 400 m², implantou dois módulos pré-fabricados: uma estufa para a produção de plantas e contêineres para outros fins, como escritórios de administração, vestiários e depósitos.

Além disso, foi instalado um sistema hidropônico para criar um ambiente balanceado. Enquanto um aquário de peixes nutre os vegetais, as plantas limpam a água dos peixes.

Segundo o arquiteto, qualquer prédio industrial plano pode produzir comida e comportar espaços como este, que podem ser organizados em layouts diferentes. Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país.