Telefonia móvel precisa melhorar, diz Anatel

Segundo o relatório, o acesso à rede de dados é a principal questão que de ser superada pelas operadoras

São Paulo – Informações divulgadas hoje pela Anatel constatam que o desempenho da qualidade dos serviços das empresas de telefonia móvel continua abaixo das metas estabelecidas pela agência.

Segundo o relatório, que faz parte da avaliação trimestral estipulada pelo Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, o acesso à rede de dados é a principal questão que de ser superada pelas operadoras.

A taxa de utilizar com sucesso serviços da internet pelo celular foi de 95%, abaixo da meta de 98% determinada pela agência. Os dados foram coletados entre novembro de 2012 e janeiro de 2013.

A instituição constatou que as empresas ficaram próximas às metas estipuladas quanto à diminuição nas quedas de chamadas e quedas de conexões, além de melhorarem a qualidade no acesso à rede de voz. No entanto, em alguns municípios, os resultados estiveram abaixo da meta esperada.

O plano da Anatel pretende acelerar os investimentos das empresas para a melhoria das redes, além de melhorar o atendimento ao usuário e a diminuição de interrupções do serviço. Os investimentos para os anos de 2012 a 2014 estão estimados em 30 bilhões de reais.