Tecnologia promete 5 horas de bateria com 5 minutos de carga

Nova geração de processadores da Qualcomm terão suporte para Quick Charge 4.0, tecnologia que promete carregar a bateria do smartphone rapidinho

São Paulo – Em breve, você será capaz de usar seu smartphone por cinco horas após uma carga de apenas cinco minutos. Também será possível carregar 50% da bateria com apenas 15 minutos de carga.

Isso não é uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento e pode ou não chegar até o seu bolso. O Quick Charge 4.0 foi anunciado nesta semana pela Qualcomm, fabricante de chips para smartphones e outros dispositivos móveis, e deve começar a surgir para consumidores no primeiro semestre de 2017.

De forma geral, a Qualcomm afirma que a tecnologia será 20% mais rápida e 30% mais eficiente do que a Quick Charge 3.0, versão disponível atualmente no mercado.

A novidade foi divulgada junto com o anúncio da nova geração de processadores da Qualcomm. O Quick Charge 4.0 estará disponível com o Snapdragon 835, próximo processador para smartphones da empresa.

O anúncio foi feito em parceria com a Samsung, que deve ser uma das primeiras fabricantes de smartphones a trazer o novo Snapdragon aos consumidores.

Além da maior velocidade, o Snapdragon 835 será menor do que os processadores atuais. Com isso, fabricantes podem produzir smartphones mais finos ou usar o espaço para acomodar novos ou maiores componentes.

A tecnologia de carregamento rápido será exclusiva para o Snapdragon 835. O chip deve estar presente principalmente em dispositivos Android.

O Quick Charge 3.0 (a versão disponível atualmente) está presente em smartphones como o Asus Zenfone 3 Deluxe ou LG G5. É de se esperar que alguns dos próximos produtos da Samsung, como o Galaxy S8, cheguem com a nova geração de carregamento veloz.