Tartaruga marinha recebe prótese de mandíbula impressa em 3D após acidente

A cirurgia realizada por pesquisadores turcos é considerada inédita no planeta

Uma tartaruga marinha atingida por um barco na Turquia recebeu uma inédita prótese de mandíbula impressa em 3D, desenvolvida por um grupo de médicos e pesquisadores.

A tartaruga-cabeçuda, uma espécie do animal ameaçada de extinção, foi atingida pelas pás do motor de um barco enquanto nadava. O acidente destruiu a mandíbula do animal, impedindo que o réptil conseguisse se alimentar sozinho.

Um grupo da universidade Pamukkale, no oeste da Turquia, decidiu cuidar do animal. Como não conseguia se alimentar, a tartaruga não tinha condições de voltar à natureza. Por isso, seria necessário um tratamento que tornasse o bicho independente mais uma vez. Eles decidiram que uma prótese impressa em 3D seria a melhor opção.

A equipe de professores e pesquisadores se juntou a BTech, uma empresa de biotecnologia turca especializada em próteses impressas em 3D. Após dois meses de pesquisa e desenvolvimento, uma mandíbula de titânio foi criada especialmente para o animal.

Há duas semanas, veterinários e cirurgiões implantaram a mandíbula durante uma operação de duas horas e meia, considerada a primeira desse tipo no mundo todo. Ainda deve demorar um pouco até que a tartaruga volte à natureza, mas os médicos afirmam que o animal não rejeitou o implante.

Fonte: Universidade Pamukkale