Tablet da Acer chega ao Brasil no terceiro trimestre

A Acer planeja trazer sua linha de tablets Iconia para o Brasil no terceiro trimestre. A empresa já lidera o mercado brasileiro de notebooks em unidades vendidas

São Paulo — Os tablets da linha Iconia, da Acer, devem chegar ao Brasil no terceiro trimestre. A empresa deve investir na montagem local para contar com incentivos fiscais e ter preços mais competitivos.

Quem dá a notícia é Emmanuel Fromont, presidente da Acer para as Américas, que esteve em São Paulo nesta semana. O primeiro tablet da linha Iconia no Brasil deve ser um modelo de 10 polegadas com conexão Wi-Fi apenas. Ele é vendido nos Estados Unidos por 449 dólares. Depois, poderão vir outros modelos, com tela de 7 polegadas e também com conexão 3G. Esses tablets rodam o sistema Android 3.0, do Google.

Fromont diz que a Acer está investindo 30 milhões de dólares no Brasil neste ano e que sua meta é faturar meio bilhão de dólares. “Esse valor vai dobrar nos próximos dois anos”, afirma. É um objetivo ambicioso. Para atingi-lo, a estratégia é trabalhar com três marcas: eMachines para produtos de baixo custo; Acer para o mercado geral; e Gateway para itens avançados, de preço mais alto. O foco continuará sendo em computadores portáteis.

A Acer já tem vários dos seus notebooks e netbooks fabricados aqui, num esquema terceirizado. Mas sua estrutura é bastante enxuta. O principal executivo da operação brasileira, Mark Hill, mora nos Estados Unidos e acumula o cargo de vice-presidente para aquele país. A empresa, que tem sede em Taiwan, é um dos maiores fabricantes de computadores pessoais no mundo e, segundo o Gartner Group, lidera o mercado brasileiro notebooks em unidades vendidas.