Super pen drive da Toshiba exige senha para liberar dados

Lançado nesta semana pela Toshiba, pen drive conta com mecanismo que torna dados armazenados irrecuperáveis após 10 tentativas frustradas de digitar senha

São Paulo – Quem faz questão de segurança em relação a dados vai se interessar pelo mais novo gadget da Toshiba. Trata-se de um pen drive que só libera o acesso a arquivos para quem digita a senha certa.

O gadget foi lançado ontem nos Estados Unidos em quatro versões com capacidades de armazenamento que variam entre 4 e 32 gigabytes. Na parte superior, há um mini-teclado no qual o usuário deve digitar sua senha.

Depois de fazer isso, é só plugar o gadget numa porta USB para ter acesso aos dados. “Quando o pen drive é removido da porta USB, ele automaticamente bloqueia o acesso aos dados armazenados”, explicou a Toshiba em nota sobre o produto.

Incorporada ao gadget, uma bateria recarregável garante o funcionamento do mecanismo. Em caso de roubo, o pen drive conta com uma função que torna todas as informações armazenadas nele irrecuperáveis após 10 tentativas frustradas de digitar a senha certa.

No site americano da Toshiba, os preços do novo pen drive variam entre 60 e 180 dólares. Segundo a empresa, grandes companhias e agências governamentais fazem parte do público-alvo do produto.