Spotify agora faz listas de músicas baseadas na previsão do tempo

O serviço de streaming criou um site que oferece seleções musicais de acordo com o clima e o local onde você está

São Paulo – O barulho da chuva faz com que você sinta vontade de escutar blues ou bossa nova? O Spotify acredita que o clima tem uma forte relação com a música que você escolhe para ouvir. Por isso, o serviço de streaming criou um site que gera uma lista de canções com base na previsão do tempo do local onde você está.

O site, chamado de Climatune, foca em seis condições climáticas: sol, nuvem, chuva, vento, noite clara e neve. Ao escolher uma delas, o usuário é direcionado à lista de uma cidade específica. Além de mostrar as músicas, o Climatune também revela qual é a temperatura e o horário do local. Vale ressaltar que o site está todo em inglês. 

Para saber como o clima afeta o humor dos usuários e suas preferências musicais, o Spotify realizou um estudo que durou cerca de um ano. Os pesquisadores compararam a música transmitida pelo serviço de streaming com dados coletados de quase mil estações meteorológicas pelo Accuweather, um provedor mundial de previsões do tempo.

Eles analisaram os atributos de humor e áudio das músicas mais tocadas em cada clima de cada cidade. “Para quase todas as principais cidades do mundo, dias ensolarados se traduzem em músicas mais felizes”, disse Ian Anderson, pesquisador de dados da Spotify, em uma postagem no blog oficial do serviço.

Segundo o estudo, dias chuvosos estão relacionados com canções acústicas e dias com neve tem uma forte relação com músicas instrumentais. A localização também depende. “O clima ensolarado tem um impacto maior na Europa”, afirmam os pesquisadores.

Algumas canções acabam sendo mais populares de acordo com a temperatura. Por exemplo, São Paulo, em um dia nublado, toca músicas tanto de artistas brasileiros, como Maiara & Maraisa e NX Zero, quanto de cantores e bandas internacionais, como Alicia Keys e Britney Spears.

Site Climatune do Spotify

 (Climatune/Spotify/Reprodução)